Hospital São Lucas inaugura nova ala e banco de leite humano

Melhorias foram conquistadas através de parcerias com a comunidade luverdense

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 12 06 at 06.38.42

Foram inauguradas nesta terça-feira (05) uma nova ala e o banco de leite humano do Hospital São Lucas. A solenidade reuniu representantes da comunidade luverdense que participaram ativamente das melhorias entregues ontem.

A ala inaugurada leva o nome de ‘Cooperação’, em alusão direta ao envolvimento de empresas e instituições. As parcerias asseguraram recursos para a revitalização da ala. “São 13 novos leitos que atendem tanto a demanda de leitos privativos, quanto de leitos semi-privativos. São leitos modernos, com toda a estrutura para atendimento de todas as especialidades”, informou a diretora executiva do Hospital São Lucas, Gabriela Refatti.

A implantação do banco de leite humano é uma parceria com o Rotary Clube. Membros do clube participaram da inauguração do espaço que está sendo coordenado pela nutricionista Janaina Woicichoski. Ela explica que a unidade de Lucas do Rio Verde é apenas a quarta em funcionamento em Mato Grosso e a única na região médio-norte do Estado.

O banco de leite humano luverdense está ligado à Rede Brasileira de Bancos de Leite, devendo seguir normas e diretrizes pré-estabelecidas. Uma delas diz respeito ao ambiente de funcionamento do banco de leite. “Nós precisamos ter ambientes mínimos, área de recepção e triagem das doadoras, sala de ordenha para que a gente possa receber as mulheres que estão dentro do hospital”, explicou a nutricionista.

[Continua depois da Publicidade]

A unidade também conta com uma sala de higienização das vidrarias. “Tudo que entra em contato com leite, vidrarias, frascos de vidro, as vidrarias de laboratório que a gente usa para fazer essas análises, tem uma sala específica só para higienização, um lactário, pois após todo o processo de pasteurização do leite e conforme prescrição médica, esse leite vai ser descongelado e preparado para ser enviado tanto para a UTI neonatal, quanto para as internações, onde tem bebês recém-nascidos”.

Para Marino Franz, presidente da Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas, a inauguração de uma obra com cunho social e de prestação de serviços à comunidade é muito importante. Franz agradeceu aos parceiros nos benefícios entregues nesta terça-feira e valoriza essas parcerias. “Temos que avançar ainda mais no hospital, que são várias frentes que tem que atacar e a gente faz as inaugurações para não deixar diminuir essa chama, a chama da solidariedade, e que é possível fazer as pessoas se unir”, ressaltou.

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, avaliou a importância do investimento feito na unidade de saúde. “Precisamos sim, que haja sempre investimentos nessa área, já que este é o único hospital que nós temos no município. Eu fico muito feliz de estarmos avançando muito em qualidade de atendimento, em qualidade de oferta de serviços que antes nunca haviam sido ofertados aqui em Lucas”, observou.

Rifa

Para ajudar no custeio do Hospital São Lucas, a diretoria da instituição está organizando uma rifa de uma camioneta Dodge Ram e da Variant que foi doada recentemente para a unidade de saúde. Serão disponibilizados 50 mil números a R$ 50 cada. O sorteio será feito por meio da extração da Loteria Federal em abril do próximo ano. As vendas dos bilhetes serão iniciadas nos próximos dias.

WhatsApp Image 2023 12 05 at 17.06.38
Foto: João Ricardo/CenárioMT

“A preocupação nossa justamente com o mês de janeiro e dezembro em que a receita cai muito”, analisou Marino, citando que o custeio mensal R$ 6,5 milhões. “Então temos que buscar alternativas de receita”, pontuou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.