Lei que proíbe ideologia de gênero no Norte de Mato Grosso gera polêmica

Fonte: CENÁRIOMT

Lei que proíbe ideologia de gênero no Norte de Mato Grosso gera polêmica
Lei que proíbe ideologia de gênero no Norte de Mato Grosso gera polêmica

Menos de seis meses após a inconstitucionalidade da lei semelhante em Sinop, o município de Sorriso, em Mato Grosso, acaba de sancionar a Lei 3.471/23, que proíbe a distribuição, exposição e divulgação de material didático com manifestações da ideologia de gênero em locais públicos, privados e entidades de ensino.

A medida, adotada pela Câmara de Vereadores e pelo Poder Executivo, gerou polêmica e críticas, especialmente diante do contexto em que quatro mulheres foram vítimas de um crime bárbaro na cidade por questões de gênero. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional Estudos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Fernanda Pawelec Vasconcelos, expressou preocupação, destacando que tais normas fortalecem o machismo estrutural.

“É lamentável que, justamente neste momento, o município promulgue uma norma desta natureza. Estamos em plena campanha pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher e somos surpreendidas com esta situação”, afirmou a promotora de Justiça.

Ela anunciou que nos próximos dias será encaminhado um pedido ao procurador-geral de Justiça para interposição de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei municipal. Pawelec Vasconcelos argumenta que apenas a União pode legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional, cabendo aos Estados a suplementação da legislação federal.

[Continua depois da Publicidade]

A promotora enfatiza que não há peculiaridades vivenciadas pelos alunos de Sorriso que justifiquem a restrição do conteúdo pedagógico de forma diferente das regras estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, sustenta que ao proibir manifestações relacionadas à ideologia de gênero, a lei municipal viola princípios constitucionais como a liberdade de aprender, ensinar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).