FS Bioenergia deve iniciar produção de energia elétrica em Lucas do Rio Verde

Estudo de Impacto Ambiental foi apresentado em audiência pública, ontem

Fonte: CenárioMT/MT AGORA

95694f93ec7fd5d13fd47e993361cbd6684c6b4d
FOTO: Divulgação

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 18, no auditório do Sindicato Rural em Lucas do Rio Verde uma audiência com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Usina Termoelétrica (UTE) Fs Bioenergia.

WhatsApp Image 2019 09 18 at 21.45.04A exposição dos estudos sobre o empreendimento foi feita a todos os presentes como produtores rurais, autoridades e membros do poder legislativo, executivo e judiciário.
Para o Promotor de Justiça Leonardo Moraes a apresentação do estudo apresentado pela FS mostrou a preocupação em atender a todos os requisitos para se ter o licenciamento ambiental.

“Nós enquanto Ministério Público participamos da audiência para assimilar o estudo feito pela FS juntamente com a SEMA para analisar quais são os impactos ambientais e eventuais as medidas mitigadoras e também atendendo ao princípio do desenvolvimento sustentável como foi informado aqui a respeito do avanço econômico e socioeconômico a respeito desse empreendimento”.

Leonardo pontuou ainda sobre a legislação ambiental que vem sendo cumprida pela FS “Não houve nenhum questionamento, a FS vem cumprindo a legislação ambiental e realizou o estudo de impacto ambiental e esse relatório são estudos aprofundados, estudo composto de uma grande carga de normas técnicas e a SEMA que o órgão de controle acompanhando de perto analisando toda essa documentação e se estiver de acordo com a legislação as licenças serão emitidas”, declarou o promotor.

O gerente de Desenvolvimento estratégico da FS Bioenergia Eduardo Motta avaliou de forma positiva a realização da Audiência em Lucas do Rio Verde.

“No nosso entendimento foi uma noite muito produtiva, um fórum muito bom para promover e divulgar a sustentabilidade da produção de etanol de milho. Discutimos mais um tema e um avanço no processo de licenciamento que consagra na conclusão dos nossos investimentos no município, discutimos muito com a comunidade sobre o que é a conclusão dessa obra e no nosso entendimento foi muito satisfatório”, afirmou.

“Um dos grandes avanços da produção de biocombustível do cereal de milho é exatamente a gente ter o ciclo praticamente fechado. A produção é muito sustentável, pois a gente tem alguns efluentes e poucos resíduos, aonde a empresa tem todo cuidado, apesar de ser pouco resíduos nós orientamos que ele é um produto riquíssimo para utilizar como fertilizante para lavoura, produto que compõe bem as indústrias de compostagem que produzem fertilizantes. Temos uma parceria com o município no encaminhamento para agricultura familiar para produção de hortifrúti, mas também fornecemos para produtores de lavoura seja ele soja , milho e algodão”, acrescentou Eduardo.

O Superintendente Licenciamento da SEMA Valmi Lima elogiou o projeto

“Nós temos um empreendimento que faz aproveitamento dentro de uma indústria então ele já tem a geração de vapor e essa indústria especificamente ele vai fazer o aproveo conhecidos, são impactos ambientais previstos, totalmente mitigáveis e que um boitamento desse vapor, então, do ponto de vista ambiental, são impactos ambientais que sãm controle operacional da indústria não vai afetar o meio ambiente de forma deletéria. Vemos como um empreendimento que gera emprego, renda e joga a energia elétrica no sistema com poucos impactos ambientais negativos”.

Presente na audiência, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Marcio Albieri, comentou que além do pouco impacto ambiental, com a geração de energia, a FS Bioenergia possibilitará a implantação de novas indústrias no município.

“Lucas do Rio Verde irá ter a estrutura energética necessária para atrair mais indústrias e grandes investidores que desejam montar o seu negócio no município. Quando as industriais e empresas de outros estados olharem em busca de municípios para se instalarem, Lucas do Rio Verde terá energia de sobra para a possível ampliação da indústria, pois o município conta com a Usina Hidrelétrica Canoa Quebrada e agora teremos essa termoelétrica que só ela irá gerar energia para 50 mil residências, por exemplo”, enfatizou.

Hoje, quinta-feira, 19 será realizada a audiência no município de Sorriso-MT, tendo em vista a implantação de uma planta da FS Bioenergia também no município vizinho.
A audiência acontecerá hoje, quinta-feira (19) no auditório do Sindicato Rural, na Avenida Luiz Amadeu Lodi, Centro Sul, Sorriso/MT, a partir das 19h00.

FS Bioenergia e Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA MT, convidam a população para audiência pública