Fenômeno ‘halo solar’ chama a atenção dos luverdenses nesta segunda-feira

Fonte: CenárioMT

Lucieli Marks
Foto da internauta Lucieli Marks

 

Moradores de Lucas do Rio Verde puderam ver na manhã desta segunda-feira(26) um grande círculo em volta do sol. O fenômeno é conhecido como ‘halo solar’ e é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo, comuns em nuvens finas e transparentes.

Além de despertar os olhares curiosos, o fenômeno tem relação com a umidade na atmosfera, porém, não representa que teremos chuvas nos próximos dias.

Segundo a física Mariane Mendes, do Brasil Escola, o círculo ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz.

[Continua depois da Publicidade]

Outras cidades do estado de Mato Grosso também registraram o Fenômeno na manha desta segunda-feira

Se você fez registros do halo solar, mande para o CenárioMT que adicionaremos com sua legenda a galeria de imagens abaixo. (envie para redacao@cenariomt.com.br)

 

 

 

Halo (fenómeno óptico)

Um halo é um anel de luz que rodeia um corpo celeste, mais comumente o Sol ou a Lua. Os halos se formam a 5-10 quilômetros na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.