Estudantes desenvolvem histórias em quadrinho sobre conteúdo de bioquímica

Iniciativa mobilizou alunos do primeiro ano do ensino médio do IFMT de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

IMG 1465 scaled
Foto: CenárioMT

Estudantes do primeiro ano do ensino médio do IFMT de Lucas do Rio Verde desenvolveram histórias em quadrinho sobre conteúdo de bioquímica. O objetivo foi despertar nos alunos o interesse pela disciplina.

A atividade foi orientada pelos professores de bioquímica e de artes.

A turma do 1° ano A trabalhou com o tema “Propriedades da Água”, enquanto a turma do 1° ano B abordou “Ácidos, Bases e Tampões”. Cada turma criou suas próprias histórias em quadrinhos e os resultados foram surpreendentes.

No dia da apresentação, as turmas se reuniram no laboratório de informática para ver as histórias produzidas pelos colegas. Cada aluno teve a oportunidade de escolher a história que mais gostou e explicar o porquê da sua escolha.

[Continua depois da Publicidade]

História escolhida

A história em quadrinhos vencedora, escolhida pelos alunos das duas turmas, foi produzida pelos estudantes do 1° ano A. Eles criaram a história ‘Guto e Solutos: em busca da solução’. Na história, o personagem chamado ‘Guto’ representa uma gota de água que luta contra o bullying e a violência.

Além de abordar temas relevantes, a história utilizou analogias relacionadas à bioquímica para reforçar o conteúdo estudado em sala de aula sobre as propriedades da água. A utilização de personagens tornou a história mais envolvente e didática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

“Foi muito divertido e eu consegui aprender bastante com o meu tema. Eu consegui revisar e fiz um resumo para me auxiliar enquanto eu escrevia o roteiro”, relatou Sabryna, uma das integrantes do grupo selecionado.

Ao final da atividade, os alunos demonstraram ter aprendido muito sobre os temas estudados e a importância de se utilizar diferentes recursos para a compreensão dos conteúdos. A atividade também mostrou a importância de se trabalhar em equipe e de unir diferentes disciplinas em um projeto criativo e colaborativo.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.