Estudantes da rede municipal aprendem princípios do cooperativismo com as cooperativas escolares em Lucas

Iniciativa em parceria com a Sicredi fortalece a educação cooperativa e incentiva os alunos a colocarem em prática valores de liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

(Foto: Sicredi/Orlando Albuquerque)

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Fundação Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas municipais o Programa das Cooperativas Escolares. A iniciativa possibilita que mais de 160 estudantes aprendam os princípios do cooperativismo e desenvolvam competências como empreendedorismo, inclusão social, educação financeira e liderança.

A partir do programa os alunos de uma unidade de ensino podem se unir, voluntariamente, no contraturno, para constituir uma Cooperativa Escolar. Essa nada mais é que uma associação de estudantes, mediada por um professor orientador, que desenvolve atividades educativas, sociais e culturais.

[Continua depois da Publicidade]

“A cooperativa escolar é um espaço democrático, que valoriza o protagonismo juvenil e promove o desenvolvimento de lideranças. É um programa muito importante para as unidades escolares, pois engaja os estudantes dos anos finais. A cada ano são realizadas as AGOs, nas quais a sociedade pode evidenciar o crescimento desses estudantes, o desenvolvimento do protagonismo e da liderança em cada um deles”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Atualmente, a rede municipal conta com cinco cooperativas escolares: CeciCoop, da Escola Municipal Cecília Meireles; CooperEça, da Eça de Queirós; CooperLino, da Fredolino Vieira Barros; Coração Valente, da São Cristóvão e OlavoCoop, da Olavo Bilac.

[Continua depois da Publicidade]

Dentre as atividades desenvolvidas estão projetos sociais, como a Campanha do Agasalho, palestras de conscientização e trilhas de aprendizagem. Além disso, os alunos exercitam o espírito empreendedor por meio de ações como o “Correio da Alegria” e a venda de docinhos nas festas juninas, entre outras iniciativas. Os recursos arrecadados são revertidos em benefício dos estudantes associados.

“O impacto do Programa na vida dos estudantes é enorme. Isso fica evidente pelo protagonismo que eles exercem na escola e, principalmente, pelas mudanças pessoais que vivenciam. O Programa faz com que o estudante acredite em si mesmo e perceba que é capaz de ir além. Eles passam a encarar as atividades de outra forma, acreditando no próprio potencial para realizar todas as atividades propostas”, ressaltou o professor orientador da CeciCoop, Danilo dos Santos.

A aluna Larissa Amorim Bispo, de 11 anos, disse que se sente feliz e honrada por participar e ser presidente da CeciCoop. “Na cooperativa, exercemos ao máximo o protagonismo juvenil e o interesse pela comunidade, além de desenvolvermos habilidades de comunicação que levaremos para toda a vida. Eu me sinto muito feliz e honrada por fazer parte da cooperativa.”

Entre os dias 20 e 27 de outubro, os associados das cooperativas escolares se reuniram nas Assembleias Gerais Ordinárias, realizadas na Sede da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, para apresentar as ações realizadas ao longo do ano, além de eleger o próximo Conselho de Administração, que fará a gestão da cooperativa no próximo ano.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT