29.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 12 maio, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEstacionamento para caminhões volta a ser tema de debates em Lucas do...

Estacionamento para caminhões volta a ser tema de debates em Lucas do Rio Verde

O chamado ‘porto seco’ já tem local pré-definido para abrigar projeto que já foi discutido em outras ocasiões no município
Por Da Redação

Município que tem a economia baseada na agricultura, Lucas do Rio Verde convive com a presença de caminhões nas vias públicas. Os veículos de carga são responsáveis em trazer insumos para propriedades rurais e levar a produção local para os portos ou indústrias de processamento. Sem um local adequado para abrigar estes veículos, caminhoneiros acabam sendo obrigados a manter os veículos nos bairros. A presença deles nestes locais gera insegurança aos proprietários, já que ficam expostos à presença de pessoas mal intencionadas que furtam peças dos veículos. Por outro lado, podem se envolver em acidentes, com motociclistas abalroando as carrocerias.

Por ser um problema antigo, as discussões sobre o tema são frequentes. A cada gestão municipal ocorrem debates em busca de solução. Agora, o assunto voltou à tona. Esta semana, vereadores indicaram ao Poder Executivo a necessidade de implantar um pátio para estacionamento de caminhões. Segundo a proposta, a área deve ter estrutura apropriada aos usuários com vestiários, banheiros, salas de apoio, salas destinadas a refeição e a descanso, segurança 24 horas, entre outros amparos necessários.

Em relação a administração do espaço, ela pode ser feita pelo próprio poder público, por concessão ou outra forma a ser estudada.

No documento enviado à Prefeitura, os vereadores citam que os caminhoneiros relataram a importância de ter um espaço seguro para deixar os caminhões. Porém, é necessário possuir infraestrutura adequada para todas as suas necessidades, pois os usuários em sua grande maioria são moradores distantes, que estão apenas de passagem e um espaço como este, fará toda diferença.

“É uma espécie de ‘porto seco’ e busca tirar os caminhões da área urbana, pois Lucas do Rio Verde cresce a cada dia, todo dia vem veículos pra o município e é muito importante o município ter uma área desta, com qualidade segurança, iluminação pública e todo o aparato necessário”, declarou o vereador Gilson Firmino, o Urso, um dos autores da indicação.

Industrial 5

Sem entrar muito em detalhes, o secretário de Obras e Infraestrutura de Lucas do Rio Verde, Alexandre Orbolatto, informou que o município já providenciou um local para atender essa demanda. A área está localizada no chamado Distrito Industrial 5, bem afastada do centro da cidade e bastante próxima das indústrias atendidas pelas transportadoras.

“Está no planejamento da Secretaria o início do estacionamento dos caminhões lá no Industrial 5, já está organizada a área, limpa, inclusive”, informou.

A área é de aproximadamente 15 hectares, espaço adequado para atender essa demanda.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Geral
Rota do Oeste oferece sete vagas para contratação imediata em Lucas do Rio Verde
maio 12, 2021
GOLPE
Lucas do Rio Verde: Internauta denuncia tentativa de golpe com fotos de sua casa
maio 12, 2021