20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEscritora luverdense é premiada por participação em congresso cultural na Suíça

Escritora luverdense é premiada por participação em congresso cultural na Suíça

Leni Zilioto foi premiada pelo Institut Cultive Suisse Brésil (ICSB) que promove a cultura, artistas, escritores no Brasil e na Suíça
Por CenárioMT

A escritora Leni Zilioto foi premiada após participação em congresso cultural na Suiça. Zilioto, que reside em Lucas do Rio Verde-MT, participou no final do mês passado do Congresso Cultive Internacional Cultural da Mulher. O objetivo do congresso é colocar em evidência as realizações da mulher do passado e do presente e discutir sobre os problemas que cercam a mulher atual.

O congresso aconteceu entre os dias 26 a 28 de novembro. A escritora participou das atividades de forma remota. O evento foi realizado pelo Institut Cultive Suisse Brésil (ICSB) que promove a cultura, artistas, escritores no Brasil e na Suíça. O instituto destina a renda líquida do congresso para a Rede de Combate ao Câncer da Paraíba e de Pernambuco.

Homenagem

No congresso, o ICSB homenageia 17 mulheres que realizam um trabalho de destaque na sociedade e no país. Cada uma recebeu o “Prêmio Valkyrie”Laureat Du L’Institut Cultive Suisse – Bresil.

“Esse prêmio é dado à mulheres em reconhecimento pela sua atuação  na saúde, na proteção do meio ambiente, na solidariedade, na educação, na literatura, na defesa e apoio à mulher, na saúde e na pesquisa, na promoção da cultura no exterior, na solidariedade, no apoio à cultural e no combate à fome”, informa a direção do ICSB, presidido pela brasileira naturalizada suíça Valquiria Imperiano. Ela mora em Genebra desde 1997 e sua atividade cultural levou a ser conhecida como ‘Embaixadora da Lusofonia’.

Leni Zilioto

Natural de Guaporé, Rio Grande do Sul, Leni mora em desde 2010. Entre 2010 a 2014, residiu em Nova Mutum, tendo trabalhado no Departamento de Cultura desempenhando a função de Gestão de Projetos e sendo delegada na Conferência Nacional de Cultura em Brasília. Em seguida, mudou-se para Sinop, até fixar residência em janeiro de 2021 em Lucas do Rio Verde.

Casada. 4 filhos e 5 netos. É bióloga, pedagoga, palestrante, curadora de exposições e escritora, com 19 obras publicadas e mais de 40 participações em coletâneas nacionais e internacionais. Lançou livros em Santiago do Chile, em Bogotá, Nova York, no Peru e em Genebra, Suíça e participou de Feiras Literárias nacionais e internacionais. É rotariana desde 2017 e em 2018 recebeu o título de cidadã mato-grossense da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022