“Elefante Verde” de R$ 550 mil é alvo de denúncia pelo presidente da Camara de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 04 02 at 13.00.46

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde adquiriu uma máquina de R$ 550 mil que não funciona. A compra ocorreu na Gestão passada. O o equipamento, um triturador hidráulico, não entrou em funcionamento até o momento.

A revelação do caso começou a ser feita no início da semana durante sessão da Câmara de Vereadores. Na ocasião, os vereadores discursavam sobre a entrega de residências ocorrida semana passada. Durante a vinda do governador Mauro Mendes também foi lançado projeto para construção de 1.536 apartamentos. O vereador Zulu (PTB) declarou temer que o projeto se transformasse em elefante branco.

Ao comentar a declaração do petebista, o presidente da Câmara Daltro Figur (Cidadania) disse que Zulu poderia ficar tranquilo. Além de garantir que a Câmara iria acompanhar e cobrar a administração, Figur mencionou um caso de ‘elefante verde’.

“Existem outros ‘elefantes’ que estão por aí. Que nem eu falei, existe o ‘elefante verde’ aí que nós vamos descobrir pra que serve aquele ‘elefante’ lá. Então, a gente tem que ter cuidado quando fala em ‘elefante branco’”, disse Daltro.

Durante pronunciamento na sessão, o presidente falou sobre a compra de uma máquina para moer galhos. Porém, ninguém conseguiu fazer a máquina funcionar. “Vou te levar pra mostrar um ‘elefante verde’”, disse. “Isso sim é ‘elefante verde’, tá lá parado. Não tem quem faça funcionar. A empresa desapareceu. Os ‘elefantes’ acontecem, mas cabe a nós cobrar esses ‘elefantes’”.

[Continua depois da Publicidade]

Elefante verde

A reportagem de CenárioMT apurou que o ‘elefante verde’ é um triturador hidráulico adquirido pela Prefeitura em 2020. A compra foi formalizada em dezembro, com a entrega do equipamento em 29 de dezembro. No dia seguinte, o pagamento foi efetuado. Mas a máquina ainda não entrou em funcionamento.

A máquina seria usada para processamento de resíduos de obras, podas de árvores e madeira destinada para Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O processo licitatório para aquisição foi lançado em maio. A licitação aconteceu em 28 de maio de 2020.

De acordo com o edital, a empresa vencedora tinha obrigação de instalar o equipamento e colocar em período de teste. Além disso, o contrato previa que a empresa oferecesse treinamento aos trabalhadores que seriam responsáveis pela operação do equipamento.

Veja fotos do equipamento

Procedimento

Um procedimento administrativo foi aberto pela Prefeitura para buscar solução para o caso.

 

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.