Diretora diz que hospital São Lucas pode ampliar atendimento a pacientes graves

Hospital conta com 10 UTIS Covid SUS, mas avalia ampliação

Fonte: Da Redação

Hospital São Lucas
Hospital São Lucas (Foto: CenarioMT)

Os números da covid-19 sugerem que Mato Grosso vive o momento mais delicado desde o início da pandemia há cerca de um ano. Os casos de pacientes em situação grave têm aumentado, levando o governo a criar alternativas para o atendimento dos pacientes.

Em Lucas do Rio Verde, a gestão municipal decidiu reabrir as 10 UTIS Covid do Hospital São Lucas no mês passado. Desde então, todos os leitos estão ocupados. Como os índices de contaminação pelo vírus se mantêm altos, não é descartada a abertura de novos leitos. A gestora do Hospital São Lucas, Gabriela Refatti, informou que a situação é avaliada diariamente.

“Temos condições técnicas, se houver necessidade de aumentar o número de leitos visando um enfrentamento emergencial. Estamos monitorando isso, junto com a Secretaria Municipal de Saúde. Havendo necessidades, estabeleceremos mais leitos, sim”, avaliou.

Gabriela assinalou que o hospital conta com todos os suprimentos e medicamentos para atender aos pacientes hospitalizados. “Também estamos estabelecendo diariamente novas ações, porque a pandemia nos exige diariamente mudanças de rumo, de estratégias, de acordo com o volume que aparece”, disse, reforçando que há uma tendência de aumento de atendimento. Por ora, no entanto, é mantido o fluxo de atendimento.

Nova gestão

Refatti também comentou sobre a eleição da Fundação Luverdense de Saúde ocorrida no último sábado. O empresário Marino Franz foi eleito presidente na ocasião. A gestora disse que além da mudança na gestão da Fundação ocorreu uma mudança no estatuto.

[Continua depois da Publicidade]

“Aqui no Hospital São Lucas continuamos todas as ações, é uma i9nstituição que não para. E agradecemos ao trabalho feito na Fundação (Luverdense de Saúde), são pessoas voluntarias que se dispõem nessa batalha da saúde”, pontuou, assinalando que a meta é fortalecer ainda mais a parceria com o município que é o principal ‘tomador de serviços’ do São Lucas. “O prefeito Miguel (Vaz) sempre teve uma boa relação de trabalho com a Fundação. Vamos trabalhar juntamente com a Prefeitura para que consigamos, neste momento tão delicado, que a pandemia está retornando com muita força”, assinala.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.