Diretora da São Cristóvão destaca importância do reconhecimento por bom desempenho no IDEB

Andreia Pedrassani disse que melhor Ideb de Mato Grosso é a colheita de ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos

Fonte: CenárioMT

escola sao cristovao
Foto: Ascom PMLRV

No mês passado, a Escola Municipal São Cristóvão comemorou a obtenção da melhor média do Ideb entre as escolas públicas de Mato Grosso. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio.

A Escola São Cristóvão, localizada na zona rural de Lucas do Rio Verde, obteve 7,6 ocupando a 1ª posição nos anos iniciais do ensino fundamental de 2021 em Mato Grosso. Na avaliação de dois anos antes, a escola havia alcançado 7,3.

Esse bom desempenho levou a escola receber uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores. A proposição, de autoria da vereadora Sandra Barzotto, foi votada nesta segunda-feira. A diretora da escola, Andreia Pedrassani, foi convidada e usou a Tribuna da Casa de Leis para falar sobre a importância da média do Ideb para a comunidade escolar.

“É a colheita de resultados, dedicação, união de um grupo de pais, professores, funcionários, alunos, todos buscando o maior objetivo que a educação deve ter: o aprender”, destacou.

A diretora lembrou que a Escola São Cristóvão conseguir a melhor nota do Estado tem um significado especial, já que por ser uma escola do interior, poucas pessoas conhecem sua estrutura. Pedrassani explicou que a escola conta com média de 26 estudantes por sala de aula onde é compartilhado o conhecimento como um todo. “Se ensina quando acredita no aluno, quando acredita que podemos fazer a diferença”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A moção foi proposta por Sandra Barzotto que já atuou como diretora da escola. A vereadora observou a importância de compartilhar a conquista e demonstrar o processo que levou a São Cristóvão a alcançar a nota de destaque. “A gestora Andreia pontuou muito bem é que ouvir a comunidade é muito importante. Ela observou que foi a ideia sugerida pelo marido de uma professora. Então, ouvir o grupo, ouvir os seus anseios é muito importante, porque as vezes as soluções estão próximas da gente”, observou.

Reconhecimento

A moção de aplausos também é direcionada à Escola Menino Deus, que também é destaque na qualidade de ensino. Ambas obtiveram destaque em dois programas que avaliam a qualidade de ensino e gestão das escolas.

A Menino Deus ganhouu destaque no Programa Alfabetiza MT, que tem por objetivo a transformação do contexto do estado, sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas. A escola Menino Deus obteve o primeiro lugar no programa e foi eleita a segunda melhor escola pública de Lucas do Rio Verde pelo IDEB 2021.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.