22.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECurso de Libras certifica 120 novos alunos em Lucas do Rio Verde

Curso de Libras certifica 120 novos alunos em Lucas do Rio Verde

Foram cerca de oito meses de atividades para duas turmas
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros

Uma cerimônia realizada na última quarta-feira (14), na Escola Municipal Olavo Bilac, marcou o encerramento e a certificação dos 120 participantes do Curso Libras nas Mãos e no Coração, voltado para o domínio da Língua Brasileira de Sinais e facilitação da comunicação entre deficientes auditivos e com pessoas de suas relações. Apesar do clima descontraído e de confraternização, a emoção tomou conta dos presentes em vários momentos do evento.

Organizado pelo terceiro ano consecutivo e ministrado pela professora Lindalva Brígida Nascimento Silva, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais, o curso tem sido promovido pelo Grêmio Estudantil da Escola Olavo Bilac, sob coordenação da professora Marta Brizola. Inicialmente previsto para atender basicamente o público interno da comunidade escolar, o trabalho prestado de forma gratuita precisou ser aberto para outras unidades e também para toda a população.

Ao ser homenageada pela iniciativa e empenho voluntário, a professora, sem conter as lágrimas, fez um breve relato das dificuldades de inclusão enfrentadas por portadores de deficiência auditiva e sobre a importância do envolvimento da comunidade para a superação dessas barreiras, que, boa parte das vezes, começam dentro da própria família.

O curso de 80 horas/aula – foram duas horas por semana e mais algumas atividades extras – teve duas turmas de alunos com idades variáveis entre 6 e 65 anos e se estendeu por cerca de oito meses. “Nós começamos este projeto com um aluno surdo que veio do Pará e a necessidade de comunicação entre funcionários, professores e colegas da sala de aula. E nós começamos justamente com os coleguinhas e a professora de turma”, conta Lindalva.

No ano seguinte, com a chegada de mais dois alunos surdos, foi percebida a necessidade de uma abrangência maior e o envolvimento de funcionários, outros alunos e demais professores, até chegar ao estágio atual de maior abertura no atendimento.

Filha de uma professora participante do curso que tem uma aluna com deficiência auditiva na sala de aula, a aluninha Clara Regina Plucinski da Fontoura também se sentiu motivada a participar e, na opinião dela, “foi muito legal e diferente porque é sempre bom aprender outras línguas e vai ajudar bastante as pessoas que não conseguiam escutar a fala das outras pessoas”.

Para o diretor da escola, Ronaldo Aparecido Barbosa, este tipo de projeto é fundamental para garantir a inclusão de todos os alunos e permitir que a comunidade escolar tenha condições de efetivamente oferecer um acolhimento antes inexistente por falta de um olhar diferente para uma questão de tamanha importância.

 

Saúde intensifica ações na reta final do Novembro Azul em Lucas do Rio Verde


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021