Cultura e Turismo são discutidos durante realização de Fórum em Lucas do Rio Verde

Evento aconteceu sexta e sábado no Auditório dos Pioneiros e reuniu representantes de outras cidades da região norte

Fonte: CenárioMT

IMG 5835 scaled

Durante dois dias, cultura e turismo foram discutidos durante a realização de um fórum em Lucas do Rio Verde. O evento aconteceu sexta e sábado no Auditório dos Pioneiros e reuniu representantes de cidades da região norte.

Na abertura, o prefeito Miguel Vaz destacou a oportunidade de reunir os agentes culturais locais de outros municípios, como uma troca de experiências. O gestor lembrou que Lucas do Rio Verde tem um fluxo migratório bastante expressivo. “E é importante este momento de debate para falar da cultura e dos movimentos culturais. Desta forma, permitir que se possa criar, dentro do Plano Municipal de Cultura de forma a atender as demandas do público”, destacou Vaz.

O secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Jan Moura, foi um dos palestrantes. Ele avaliou como importante ter espaços de debates como o proporcionado pelo fórum. Moura citou que estes momentos são importantes para desconstruir conceitos errados a respeito da cultura e também orientar sobre como acessar recursos destinados para o setor.

“Tivemos a oportunidade de mostrar como o Estado tem entregado à sociedade oportunidades de financiamento de projetos culturais. São oportunidades que ocorrem não apenas nos grandes municípios, mas em todos os 141 municípios de Mato Grosso, de uma forma democrática, equilibrada”, pontuou.

[Continua depois da Publicidade]

Economia criativa

Durante o fórum, houve um espaço para abordar a economia criativa que envolve setores da economia cuja matéria-prima é a criatividade e que necessita de políticas públicas específicas para o seu desenvolvimento.

O Sebrae é um dos agentes envolvidos para desenvolver a temática junto a produtores e agentes culturais. Renato Ícaro, gerente regional do Sebrae, observa que há algum tempo a instituição vem atuando junto nestes dois segmentos. “E nada mais justo que nós, aqui da agência de Lucas do Rio Verde, apoiar o município a desenvolver estes empresários culturais e na parte turística, a desenvolver essa ideia que existe o turismo de negócios aqui na região, e os produtores culturais. E a gente vem desenvolvendo isso de maneira bem forte”, avaliou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.