Conselho das Secretarias de Saúde de Mato Grosso é notificado sobre demandas de Lucas do Rio Verde

Documentos foram protocolados a fim de solicitar suporte do Conselho na resolução de pendências fora do alcance do município

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

conselho das secretarias de saude de mato grosso e notificado sobre demandas de lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/ Arquivo pessoal

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde protocolou documentos em visita ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) na capital do Estado, na última sexta-feira (23).

Os documentos solicitam suporte do Cosems em duas situações específicas para melhorias no atendimento da Saúde no município: auxílio na resolução dos casos pendentes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são tratamentos de alta complexidade não ofertados em Mato Grosso, e sobre a atualização periódica da lista de pacientes atendidos pelo Governo do Estado e solicitação do acesso ao Sistema Nacional de Regulação (SisReg) Hospitalar pela Saúde de Lucas do Rio Verde.

A secretária municipal de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura, que protocolou os documentos pessoalmente, explica a importância da movimentação e de ter acesso integrado ao sistema nacional.

“O acesso que temos ao SisReg não nos permite extrair a relação dos pacientes que aguardam procedimentos e dos que tenham sido inseridos pela Central de Regulação do Estado. Com este acesso, teremos um controle atualizado das listas de espera de pacientes que precisam e ainda não foram atendidos, principalmente de cirurgias de alta complexidade”, afirma a médica.

[Continua depois da Publicidade]

Em relação aos pacientes que necessitam de tratamento de alta complexidade em outros Estados, a secretária pontua sobre a situação atual das pendências e a necessidade do suporte do Cosems na resolução dos casos.

“Existe uma comissão na Secretaria de Estado de Saúde do Estado (SES/MT) que avalia tais processos e que vem negando as liberações de TFD, sob a alegação de que os serviços são ofertados pelo Estado, porém não há agendamento dos procedimentos e o cidadão fica sem acesso ao serviço. Buscar suporte junto ao Cosems é uma forma de trazer o assunto para discussão, na busca de solucionar e agilizar estes processos”, explica dra Fernanda.

Alguns pacientes do município aguardam liberação para atendimento de alta complexidade pelo SUS em centros de referência como a Rede Sarah (Brasília), Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba), Hospital do Amor (Barretos), entre outros.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial que tem como objetivo representar, defender e apoiar as secretarias municipais de saúde de forma cooperativa, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.

 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.