Conheça o Programa Saúde na Escola de Lucas do Rio Verde

Objetivo é contribuir para a formação dos estudantes luverdenses, com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

whatsapp image 2021 10 19 at 10.05.19

Escolas das redes municipal e estadual de ensino recebem o Programa Saúde na Escola (PSE), em Lucas do Rio Verde. O programa, que é uma parceria do Governo Federal com o Município, tem o objetivo de encontrar e tratar problemas de saúde, tudo desenvolvido por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação da cidade.

Mais de 9 mil estudantes de 15 escolas, sendo 12 municipais e 3 estaduais, participam das atividades do programa. De acordo com a coordenadora da Educação, Andréia Braciol, a escolha das escolas é feita pelo Ministério da Saúde.

O coordenador de Atenção Básica do município, Alex Brito, explica o desenvolvimento das ações. “Desenvolvemos ações de prevenção e de promoção à saúde, descritas pelo Ministério da Saúde. São ações, por exemplo, relacionadas à carteira de vacinação, dengue e Covid-19, feitas em parceria com todos os coordenadores, tanto da odontologia como também da rede psicossocial e da atenção epidemiológica”.

Ainda segundo o coordenador, o intuito do programa é sanar as dúvidas, estimular algumas práticas, principalmente de atividade física, e também reduzir a desnutrição. “Alguns estudantes já avaliados foram encaminhados para a Central de Regulação. E outros estão sendo acompanhados pela equipe do Nasf, que é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família”, completou.

[Continua depois da Publicidade]

As equipes de saúde bucal, em parceria com os diretores das escolas, fazem atividades de orientação em geral nas unidades escolares. “Normalmente, há entrega de kit escovação para algumas faixas etárias e também uma avaliação da saúde bucal dos alunos”, disse o coordenador de Saúde Bucal do município, André Castro.

O Programa Saúde na Escola é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Entre as ações realizadas no programa estão:

• Combate ao mosquito Aedes aegypti;
• Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
• Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
• Prevenção das violências e acidentes;
• Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
• Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Verificação e atualização da situação vacinal;
• Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Promoção da alimentação saudável;
• Cultura da paz e cidadania e direitos humanos;
• Direito sexual e reprodutivo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.