20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEConferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual

Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual

Foram eleitos 12 delegados para representar Lucas do Rio Verde
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Dezenas de pessoas participaram nesta quinta-feira (02) da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde e da Gestão Municipal.

A conferência, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, teve como tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

Foram abordados assuntos relacionados à saúde mental, ao direito à atenção integral e convivência comunitária, desinstitucionalização e garantia de financiamento público para a manutenção, além da ampliação da política pública de saúde mental no SUS.

Para a etapa estadual, em Cuiabá, foram eleitos 12 delegados para representar Lucas do Rio Verde, sendo usuários do SUS (50%), trabalhadores da saúde (25%) e da Gestão Municipal (25%).

Durante o encontro, foram aprovadas 21 propostas, que serão debatidas e defendidas na etapa estadual da conferência que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de fevereiro de 2022. Entre as propostas estão a destinação de recursos para qualificação permanente dos profissionais de saúde mental, a inclusão do profissional psicólogo na equipe de saúde da família, a ampliação dos ambulatórios de saúde mental nos territórios, a ampliação do Programa Farmácia Popular Brasil para medicações de uso psiquiátrico, reajustes dos critérios para implantação das modalidades Caps incluindo a demanda em saúde mental local e não somente o quantitativo populacional e as ações para adolescentes/crianças unindo as secretarias de esporte, saúde, cultura e educação, visando a promoção da saúde.

Entre os integrantes da mesa estavam o prefeito Miguel Vaz, a secretária municipal de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura, a coordenadora de saúde mental do município, Daiane Silva, o comandante da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Major Alex Queiroz, o médico psiquiatra do Caps, Wagner Engelmann, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Nascimento.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022