Comunidade prestigia aula inaugural da 12ª turma do Bombeiros do Futuro

Ato aconteceu na noite desta quinta-feira (16) no auditório dos Pioneiros, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

IMG 3621 scaled

Centenas de pessoas lotaram o auditório dos Pioneiros, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, para prestigiar a aula inaugural da 12ª turma do Bombeiros do Futuro. O projeto social é realizado pelo comando da 13ª Cia Independente de Bombeiros Militar e conta com vários parceiros.

A turma será formada por 60 adolescentes de 10 a 14 anos. Eles foram selecionados de um contingente de aproximadamente 200 crianças pré-inscritas no projeto social.

IMG 3584 scaled
Foto: CenárioMT

As instruções dos participantes do projeto devem durar entre três e quatro meses. Entre as atividades desenvolvidas neste período, a maioria faz parte do dia a dia dos militares. Combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, mergulho aquático são algumas das atividades.

Os participantes também terão noções de cidadania e civismo. Os alunos receberão matérias sobre educação no trânsito, prevenção às drogas, entre outros.

[Continua depois da Publicidade]

“É um ambiente bastante propício para mostrar pra eles uma realidade diferente, fazendo um trabalho realmente preventivo com essas crianças”, descreveu o comandante da 13ª CIBM, major Alex Queiroz.

Ganho social

O comandante regional 3 do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Jean, veio de Sinop prestigiar a aula inaugural. O oficial que a corporação tem preocupação em desenvolver projetos sociais, como o Bombeiros do Futuro. Ele citou que outras unidades militares também desenvolvem projetos similares, sempre buscando compartilhar a doutrina, hierarquia e disciplina do Corpo de Bombeiros com os pequenos participantes.

“Essas crianças futuramente vão se tornar os cidadãos que vão movimentar futuramente o próprio poder executivo. De repente aqui desta sala saiam o novo prefeito, vereador, um novo secretário de educação, de saúde, e aí cabe ao Corpo de Bombeiros dar sua contribuição”, pontuou.

IMG 3583 scaled

A estudante Lorena participou das instruções do projeto em 2022. Como obteve destaque na turma, foi escolhida para atuar como monitora. Ela disse que o Bombeiros do Futuro fez diferença em sua vida. “Eu mudei bastante desde quando entrei e saí do projeto. Percebi que fiquei mais organizada, mais paciente, inclusive, pois era uma pessoa muito ‘pavio curto’”, explicou. “São atividades marcantes, que serão levadas pra vida toda”.

Durante a cerimônia inaugural, o prefeito Miguel Vaz ressaltou a importância do projeto. Ele lembrou que pelo menos 600 crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiencia desde a formação da primeira turma. “Isso representa muito. É um ganho social considerável, é a construção da cidadania. É um projeto que o poder público apoia, de alguma forma com fomento, mas que é um projeto bem conceituado pela população, pela sociedade”, exaltou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.