Chegada da Fico fortalece entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde

Ministério de Infraestrutura assinou contrato com empresa com interessada pelo trecho Água Boa a Lucas do Rio Verde

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

chegada da fico fortalece entroncamento ferroviario em lucas do rio verde
Governo de Mato Grosso

O entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde está mais próximo de se tornar realidade. Nesta semana, a VLI Logística recebeu autorização para a construção do ramal ferroviário que vai interligar Água Boa ao município luverdense.

O projeto da VLI prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros de Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT), com foco no transporte de cargas como grãos, fertilizantes, farelo de soja, entre outras. O contrato de adesão para o projeto de autorização foi assinado entre a VLI e o Ministério da Infraestrutura na terça-feira (28).

Com o cumprimento desta etapa, a companhia realizará estudos de viabilidade, além de elaborar o projeto conceitual de engenharia para construção do trecho, que é uma extensão já prevista da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), que teve o início da obra autorizado em setembro deste ano de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT).

Com isso, a Fico será a segunda ferrovia que deve chegar ao município luverdense que já tem confirmado a Ferrovia de Integração Estadual, partindo de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, que será construída pela Rumo Logistica.

[Continua depois da Publicidade]

“A ferrovia é um projeto grandioso que traz outros investimentos para o município. Com a chegada da ferrovia da Rumo e a Fico II, como já é conhecido esse novo trecho até a nossa cidade, Lucas do Rio Verde vai se consolidando, avançando a cada dia, para se tornar o maior entroncamento ferroviário do Brasil”, disse o prefeito Miguel Vaz.

Também estão em análise pelo Ministério pedidos para construção da ferrovia entre Lucas do Rio Verde e Sinop. Já manifestaram interesse por esse trecho as empresas Zion Real Estate e Garin Infraestrutura, Assessoria e Participações Ltda.

“Isso cria uma perspectiva muito positiva de novos investimentos, de muitas oportunidades, de geração de empregos e de mais indústrias para o nosso município. Isso me deixa muito confiante e otimista com essas informações”, completou o prefeito.

Ferrovia de Integração Estadual

O contrato para a construção da primeira ferrovia estadual foi assinado em setembro pelo Governo do Estado e a Rumo Logística S/A. Serão investidos R$ 11,2 bilhões em 730 quilômetros de malha ferroviária.

Os prazos do contrato apontam a entrega do primeiro trecho, em Cuiabá, até 2025. Já o segundo trecho, deve chegar em Nova Mutum até 2027 e em Lucas do Rio Verde até 2028.

Em dezembro deste ano, a empresa realizou a audiência pública para tratar do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), feito pela empresa que vai operar a ferrovia.

Na ocasião, os engenheiros da concessionária explicaram pontos importantes para a implantação da ferrovia, entre elas, os principais impactos positivos. Segundo a apresentação, a chegada dos trilhos melhora a condição do ar por conta da redução no trânsito de veículos nas estradas, além de uma possível diminuição no atropelamento de fauna nas rodovias.

O documento também considera o ganho socioeconômico, como geração de emprego e renda, incremento no mercado de bens e serviços no período de obras, aumento na arrecadação tributária, além do aumento da eficiência no escoamento da produção regional.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.