Cemitério Jardim da Paz deve receber pelo menos 12 mil pessoas no dia de finados

Espaço público funcionará em horário especial para atender a comunidade luverdense

Fonte: CenárioMT

cemiterio interno campo aberto
Foto: Ascom Prefeitura

Pelo menos 12 mil pessoas são esperadas para visitação na próxima quinta-feira (02) no cemitério Jardim da Paz em Lucas do Rio Verde no dia de finados. Segundo a Secretaria de Planejamento e Cidade, responsável pela manutenção do espaço público, esse foi o número de pessoas que passou pelo local em 2022. O campo santo funcionará com horário especial para atender os visitantes. A ideia é abrir os portões mais cedo, por volta de 5h.

A programação de finados contará com a celebração de uma missa às 7 horas. O município está providenciando a montagem de uma estrutura para atender a celebração, com a colocação de tendas. Além disso, serão instaladas caixas de som em vários pontos do cemitério para que os fieis possam acompanhar as celebrações à distância.

O secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, disse que o Jardim da Paz vem sendo mantido pronto para visitas ao longo do ano. “A gente pensa que no cemitério todo dia é dia de visitas, porque todo dia tem um dia especial para alguém que está lá, que é alguém que a gente quer bem, que a gente estima, que a gente já teve oportunidade de estar com a pessoa aqui”, ressaltou.

A decisão de instalar caixas de som permite que as pessoas que visitam os túmulos dos entes queridos não precisem ficar em constante deslocamento. “É uma diferença desse ano que a gente está fazendo”.

[Continua depois da Publicidade]

Orientações

Os visitantes do Jardim da Paz devem seguir algumas orientações na quinta-feira (02). Uma delas é relacionada ao acendimento de velas nos túmulos. O ideal é que os visitantes utilizem o Cruzeiro, localizado no acesso central do cemitério. Alguns túmulos têm um suporte adequado para o acendimento de velas.

“Todo ano a gente tem algum problema de pegar fogo em alguma coisa, principalmente na grama. Então pedimos para que as pessoas tenham esse cuidado com o meio ambiente e para também não prejudicar as outras pessoas que estão frequentando o cemitério”, pondera.

Comércio

Prática comum em dia de finados, o comércio de flores, velas e outros adereços deverá ocorrer na quinta-feira. Welligton Souto explica que a Secretaria de Fazenda ficou responsável pelo cadastramento de pessoas e empresas que atuam no segmento.

“Todo ano tem o pessoal que faz as vendas, faz os acompanhamentos. A gente até separou, nessa reforma, um espaço para isso, para que possa ocorrer da melhor maneira possível, porque a gente entende que é importante também, tanto para os comerciários, como para as pessoas que frequentam o cemitério, e que às vezes não têm tempo para comprar flor, comprar velas”.

Revitalização no Jardim da Paz

Nos últimos meses o Jardim da Paz passou por uma revitalização interna e externa. Quando assumiu a pasta, Welligton disse que foi realizado um planejamento para os 4 anos de gestão procurando acompanhar a evolução da ocupação do espaço. “Para ver quanto tempo nós teríamos ainda de capacidade. E nós identificamos que teria oportunidade se a gente pudesse exumar alguns túmulos e também se aumentasse a parte de engavetados, com a qual a gente ainda não começou a utilizar, porque ainda tem espaço”.

Durante dois anos foi realizado o cadastramento para identificar a ocupação de túmulos. “Nós temos aproximadamente 70% dos túmulos acompanhados pelas famílias e 30% de oportunidade de a gente poder exumar e ter novos espaços”, informou.

O levantamento foi necessário especialmente em razão do período de pandemia de covid-19, quando ocorreram vários sepultamentos. “Teve meses que nós sepultarmos quase 50 pessoas no nosso cemitério municipal”, lembrou o secretário.

O planejamento identificou ainda a possibilidade de ocupação de um espaço antes destinado a estacionamento, próximo da ala antiga do cemitério. “O espaço passou por uma reforma, porque a gente entende que o cemitério ficou dentro da cidade e nunca vai sair dali. Então a gente precisa dar uma condição mais harmoniosa para que ele encaixe dentro da cidade e foi isso que a gente fez”, explicou Souto.

Também foi ampliada a Capela Mortuária, que pode ser usada sem custo pelas famílias que precisem velar os entes queridos.

Groslândia

Além do cemitério Jardim da Paz, a secretaria de Planejamento e Cidade também é responsável pelo cemitério localizado na Comunidade Groslândia. O espaço também recebeu atenção especial no período que antecede o dia de finados e deve ter visitação ao longo da próxima quinta-feira. O local também contará com celebração de missa pela manhã, a partir de 7 horas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.