Câmara aprova terreno para pátio de veículos e planos de defesa civil em sessão ordinária

Outros temas aprovados incluem doação de kits apícolas, alterações na lei de saneamento e regulamentação da sindicalização de servidores

Fonte: Herbert de Souza / Ascom

Foto: Rayan Nicacio / Ascom

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou, em sessão ordinária desta quinta-feira (30), a concessão do uso de uma área pública de mais de 8 mil metros quadrados na Avenida da Fé para implantação e operação do Pátio Municipal de Recolhimento de Veículos. O Projeto de Lei 100/2025, de autoria do Poder Executivo, autoriza concessão de até 10 anos (passível de renovação), visando atender à demanda crescente por uma estrutura adequada para remoção, guarda e depósito de veículos sem onerar os cofres públicos.

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 101/2025, que institui o Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres (PMRRD) e o Plano de Contingência Municipal (PLACOM). A matéria também cria o Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (FUMPDEC). A proposta do Poder Executivo tem como objetivo organizar ações preventivas e de resposta rápida a eventos adversos, fortalecendo a governança local na área.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda foi analisado e aprovado o Projeto de Lei 107/2025, que autoriza a celebração de convênio com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT) para a regulação, fiscalização e controle dos serviços de saneamento básico prestados pelo SAAE. O serviço será remunerado com o repasse de 1% da receita bruta mensal da autarquia. A medida é condição obrigatória para o acesso a financiamentos estaduais e federais para o setor.

Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei 102/2025, que autoriza a doação de 100 kits apícolas e 100 melgueiras à Associação Luverdense de Apicultura e Meliponicultura (ALUAPIM). A iniciativa tem como finalidade o fortalecimento da cadeia produtiva local, devendo atender prioritariamente os beneficiários do Programa APILUCAS.

[Continua depois da Publicidade]

Os vereadores também votaram o Projeto de Lei 93/2025, que altera a Lei de Saneamento Básico. As mudanças permitem a recondução de membros do Conselho Municipal de Saneamento e estabelecem critérios mais claros para a revisão de contas de água em casos de aumento exponencial de consumo, reduzindo o percentual que caracteriza o excesso de 300% para 200% acima da média.

Na área da educação, foi aprovado, com emenda, o Projeto de Lei 97/2025, que redefine as atribuições e a lotação dos Professores Volantes na rede municipal. O texto garante que o exercício da função não implique perda de direitos e estabelece uma ordem cronológica de prioridade para a lotação definitiva em vagas que vierem a surgir.

Em primeira votação, foi aprovada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 01/2025, que assegura direitos aos servidores públicos eleitos para cargos de direção sindical. A matéria, que ainda passará por segunda votação, também limita a um o número de servidores da mesma entidade que poderão ser afastados com ônus para o município.

Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de Resolução 20/2025, que filia a Casa à União dos Vereadores do Brasil (UVB) e autoriza uma contribuição financeira à entidade. A adesão tem como propósito integrar a Câmara a uma rede nacional de representação, possibilitando acesso a suporte técnico, jurídico e qualificação legislativa.

A sessão foi transmitida ao vivo e a íntegra do vídeo está disponível para acesso no canal oficial da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde no YouTube.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT