Aumento de casos de covid-19 leva Hospital São Lucas a restringir visitas

Horário de visitas e número de acompanhantes por pacientes foram reduzidos em razão do aumento de casos da doença em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

Hospital Sao Lucas entrada
Foto: CenárioMT

O aumento de casos de covid-19 em Lucas do Rio Verde levou à restrição de visitas no Hospital São Lucas. A medida faz parte de uma normativa interna e foi adotada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Nos últimos 20 dias os registros de casos positivos da doença dispararam. No fim de semana o município voltou a registrar óbito de paciente que testou positivo para o coronavírus.

Houve redução nos horários de visitas e no número de acompanhantes. O horário de visitas, que antes era diurno e noturno, passou a ser apenas das 13 às 14 horas. Em relação ao número de visitantes, antes eram permitidas visitas de até duas pessoas. Agora, apenas uma visita por dia. As medidas valem para a enfermaria e UTI, inclusive o neonatal.

O uso da máscara é um item que tem sido bastante cobrado dentro do hospital. Mesmo com a redução nos casos sempre houve a cobrança do uso do acessório. Agora o controle tem sido mais rigoroso. “Pra gente tentar ter uma prevenção e conseguir fazer o controle dos nossos pacientes que estão internados, pois já vêm com diagnósticos, já são mais propícios pra estar se contaminando com o covid-19”, explicou a enfermeira Nikeli Verardi, responsável pelo SCIH.

Essas e outras condutas constam da Normativa Interna definida após reunião há uma semana. Foram levados em conta informações da Secretaria Estadual de Saúde que anunciou a suspensão de visitas em hospitais regionais.

[Continua depois da Publicidade]

“A gente precisou adotar condutas pra não ter um aumento de casos, pois a gente vem acompanhando tanto via município, como estadual também. As normas são para precaução de nossos pacientes que estão internados”, ressaltou a enfermeira, lembrando ainda que as medidas servem para proteção de visitantes, acompanhantes (quando previstos em lei) e dos profissionais que atuam na linha de frente.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.