Atletas de Goiânia e Manaus são campeões dos 10k da Corrida da Água em Lucas do Rio Verde

Competição, que entrou em sua 11ª edição, reuniu atletas de todo o país na manhã deste domingo (27)

Fonte: CenárioMT

IMG 1880 scaled
Foto: CenárioMT

Mais de 500 atletas participaram neste domingo (27), em Lucas do Rio Verde, da 11ª edição da Corrida da Água. O evento é promovido pela Prefeitura e Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE) do município. Na modalidade 10k, que reúne atletas de outras cidades de Mato Grosso e outros Estados brasileiros, os campeões foram de Goiânia e Manaus.

A Corrida da Água marcou o encerramento da programação da Semana da Água, que iniciou com a Corrida Kids e seguiu com atividades nas escolas luverdenses. A iniciativa busca fortalecer a mensagem de uso consciente da água.

“É justamente o nosso recurso natural mais precioso, que é a nossa água, extraída dos nossos poços. Então tem que fazer essa referência ao que nós temos de recurso natural importante aqui no município”, observou o prefeito Miguel Vaz, que participou da abertura do evento.

“É um evento fantástico, fazia já dois anos que não tinha em função da pandemia. mas é gratificante ver o pessoal voltando com essas atividades esportivas e o SAAE é sempre parceiro desses eventos”, destacou o diretor do SAAE, Maurício Fossati.

“A corrida pela preservação da água sempre foi a principal corrida em Lucas do Rio Verde, reúne pessoas do Estado do Mato Grosso, atletas de outras localidades do Brasil e pra nós é uma satisfação imensa a gente poder realizar novamente um evento nessa magnitude”, assinalou o secretário de Esportes, Jackson Lopes, acrescentando que 510 atletas confirmaram inscrição para participar do evento esportivo.

A corrida

A largada e chegada da Corrida da Água ocorreram na estrutura montada na Avenida Beira Mata, ao lado do Pavilhão da Expolucas. Atletas de 5k largaram primeiro, seguido dos corredores inscritos nos 10k.

Com pouco mais de 18 minutos, o atleta luverdense José Filho cruzou a linha de chegada concluindo os 5k. Mas não foi a primeira vitória do corredor em Lucas do Rio Verde. “Graças a Deus, hoje o clima foi agradável. Mas eu quero parabenizar cada um, cada ponto de hidratação, a água ali nos pontos certinho, cada um apoiando, sem desmerecer ninguém, apesar dos adversários, além de ser adversário, apoiando cada um. Mas graças a Deus deu tudo certo”, celebrou.

[Continua depois da Publicidade]

Elite

Minutos depois, o atleta Gustavo Barros de Souza, do clube da Federação Goiânia de Atletismo, cruzou a linha de chegada. Pela primeira vez ele participou da corrida em Lucas do Rio Verde e elogiou a estrutura colocada à disposição dos atletas durante a prova. “Gostei muito do percurso, muito organizado, água pra todo lado. Mas foi bom, percurso meio plano e muita subida, mas foi bom. E agradecer a organização pra continuar fazendo eventos assim, um evento maravilhoso. Estão de parabéns”, ressaltou o atleta, que pratica atletismo há 10 anos e já participou de provas em outros países, como no Canadá.

Entre as mulheres, a campeã dos 10k foi a manaura Franciane Santos Moura. Atleta da elite, Franciane quer um ano esportivo de vitória. Em 2021 ela participou da maratona de São Silvestre, em São Paulo, onde ficou em quinto lugar. Sobre o trajeto, ela disse que o percurso teve poucas subidas, em comparação às provas que disputa, em Manaus. “Estou aqui para iniciar mais uma temporada e começar o ano com o pé direito aqui na cidade de Lucas do Rio Verde, é uma felicidade imensa”, comemorou.

Além de esposo, Juarez Silva é o técnico de Franciane. Ele também participou da Corrida da Água, chegando em terceiro lugar entre os homens nos 10k. Juarez já havia participado da corrida, quando morava em Rondônia e desta vez estimulou a companheira a disputar a prova. “Eu fico muito feliz de poder retornar aqui, estar no pódio mais uma vez”, disse, afirmando que o foco é na preparação da esposa. “Eu abri mão um pouco da minha preparação e faço 100% dos treinos, ajudo ela 100% nos treinos. Graças a Deus ela tá sendo bem colocada aí no Brasil. O nosso meu objetivo é colocar ela nas Olimpíadas em 2024”, assinalou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.