90% dos crimes de homicídios em Lucas do Rio Verde foram elucidados, afirma delegado  

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

lucas delegacia scaled

Durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira 29 de outubro, o delegado de polícia Marcelo Carvalho, passou os números atualizados dos crimes de homicídios ocorridos no município de Lucas do Rio Verde-MT.

Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro até 29 de outubro de 2019 e contabilizam 20 crimes de homicídios. As vítimas geralmente são jovens do sexo masculinos.

No período houve ainda seis mortes de suspeitos em confronto com a polícia. “Nesse tipo delegados 2de ocorrência, nas estatísticas não entram como homicídio, não obstante ter ocorrido o evento morte. Mas ai entra e outra categoria, inclusive categoria diferencia de ocorrência também”, argumento o delegado.

O duplo homicídio que vitimou dois adolescentes luverdenses (15 e 16 anos) ocorrido na noite do dia 30 de maio em uma região de mata entra na estatística do município de Sorriso-MT, tendo em vista que os crimes aconteceram em logo após a divisa de Lucas do Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

“É importante destacar, portanto, que 90% desses crimes ocorridos em Lucas do Rio Verde já foram elucidados. Ou seja, temos de 15 a 16 homicídios esclarecidos”, esclareceu.

Ainda de acordo com Carvalho, as ocorrências envolvendo mortes em Lucas do Rio Verde permanecem abaixo da média nacional, ao passo que “são ocorrências segmentadas. Temos o que realmente chamamos de área de risco e tendo como fatores o envolvimento, principalmente de drogas e bebidas alcóolicas, ou seja, são comportamentos do cidadão que acaba o levando a ser vítima de homicídio”, explicou.

Apesar de haver grande numero de ocorrências envolvendo violência doméstica, o município de Lucas do Rio Verde não registrou crime de feminicídio (homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero) no período analisado.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.