Lucas do Rio Verde realiza amanhã o dia D da Semana Nacional de Combate ao Aedes

O Dia D terá Pit Stop, mutirão e mobilização de moradores

Fonte: Ascom Prefeitura

mg 1272

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira (30) o encerramento da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nos últimos dias, várias ações foram desenvolvidas como visitas domiciliares, ações informativas e juntamente com a secretaria de Infraestrutura e Obras, está sendo realizado o mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade. Nesta sexta-feira (30) a secretaria realiza o ‘dia D’ de combate ao mosquito, com um pit stop na Avenida Mato Grosso com a Paraná, e terá stand no estacionamento do supermercado Delmoro, com material informativo, maquetes e trabalho lúdico.

“Por mais que nossa cidade tenha registrado uma baixa incidência do mosquito tanto em 2017 como em 2018, nós não podemos deixar o cuidado perder força. E a semana de combate faremos esse pit stop para chamar a atenção dos moradores que são coparticipantes e precisam ter a conscientização do combate ao mosquito” explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelli Paludo.

Neste ano, até o dia 31 de outubro, foram realizadas em Lucas do Rio Verde 165 notificações, sendo 121 de dengue, 25 de chikungunya e 19 de zika vírus. Em 2017, o número de notificações é de 141; em 2016 foram registradas 2.425 notificações.

[Continua depois da Publicidade]

Dados de incidência em MT

O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, que monitorou os casos de dengue, febre chikungunya e zika entre 1º de janeiro e 14 de outubro (41 semanas apuradas), mostrou que nesse período foram notificados 10.530 casos de dengue, uma redução de 61% comparado ao mesmo período em 2016 que registrou 26.877 casos. Já os casos de zika tiveram uma redução de 91% nos casos notificados, caindo de 24.435 em 2016 para 2.256 no período apurado em 2017. A febre chikungunya no período apresentou uma elevação de 138% no período, aumentando de 1.390 em 2016 para 3.315 casos nestas 41 primeiras semanas de 2017.

Cuidados dentro de casa e também na área externa:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

[Continua depois da Publicidade]

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Limpe ralos e canaletas externas;

– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

– Deixe lonas esticadas para cobrir objetos bem para evitar formação de poças d’água;

– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e demais áreas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.