34 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Com 3ª turma formada, programa vem contribuindo com medicina de família...

Lucas: Com 3ª turma formada, programa vem contribuindo com medicina de família e comunidade

Turma 2019/2020 formou 5 profissionais que elogiaram o conteúdo absorvido no período
Por Celso Nery/Cenário MT

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde e a Comissão de Residência Médica do município (COREME) formaram a terceira turma de médicos do programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. A formatura foi realizada no auditório da Prefeitura na sexta-feira (26).

A área em que os profissionais foram graduados é considerada muito sensível, pois atende a comunidade com uma abordagem diferenciada. A turma atual foi formada em meio a pandemia de Covid-19, sendo este um diferencial. “Foi a turma que nos auxiliou no enfrentamento, que nos auxiliou no enfrentamento”, observou a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura.

Para a coordenação do programa, o programa tem sido referência no Estado. A médica Rozenilda Mendes Cardoso explica que durante o curso os profissionais atuam nas unidades básicas de saúde. Além disso, eles fazem estágio na rede de apoio. “O profissional que faz a residência em Lucas do Rio Verde sai daqui com especialização e pronto para o mercado de trabalho, tanto que a gente preza pela qualificação profissional deles”, descreve.

Ao fim do curso, os profissionais formados recebem convites para permanecerem no município. O perfil dos graduados é o que o município busca para manter o nível de atendimento da saúde.

Profissionais formados

Foto: Divulgação/Ascom

Ana Flávia Boa Sorte, Fernando Quintana, Heleno Strobel Rosa, Jessika Sthefane Rodrigues e Merura Costa Marques integraram a terceira turma do programa. Todos elogiaram a qualidade da formação obtida.

“O sentimento é de dever cumprido, muito aprendizado. Nós entramos uma pessoa e saímos outra. O programa de residência médica é muito enriquecedor”, enalteceu o médico especialista Heleno Strobel. “O aluno, médico residente, tem todas as condições de desenvolver o que há de melhor na atenção básica dentro do programa de residência médica”, acrescentou.

“Acrescentou muito pra nossa formação, tanto com conhecimento técnico, como conhecimento de trabalho de lidar com pessoas. Atender pessoas que precisam de um cuidado conforme suas necessidades”, destacou Fernando Quintana.

Oradora da turma, a médica Jessika Rodrigues pontuou que ao longo do período de formação tiveram oportunidade de conviver com especialistas. Segundo ela, a expectativa dos formandos é aplicar o conhecimento nos atendimentos. “Um atendimento mais qualificado, mais especializado para os pacientes, prestando sempre uma atenção básica resolutiva, onde o paciente vai ter suas expectativas atendidas”, declarou a médica especialista.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA E TRÂNSITO
Lucas do Rio Verde passa a ter blitzes mais ostensivas a partir deste final de semana
julho 25, 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL EDUCAÇÃO
‘Buscar soluções juntos’: pais são apresentados ao tema evasão escolar pelo Conselho Tutelar
julho 25, 2021