Lojas de Cuiabá se preparam para o Dia dos Namorados com expectativa de alta nas vendas

Fonte: CENÁRIOMT

Lojas de Cuiabá se preparam para o Dia dos Namorados com expectativa de alta nas vendas
Lojas de Cuiabá se preparam para o Dia dos Namorados com expectativa de alta nas vendas

A menos de uma semana para o Dia dos Namorados, lojas de rua e shoppings em Cuiabá já estão se preparando para as vendas desta data especial. Um estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) revela que os comerciantes estão otimistas, esperando um aumento de 4,2% nas vendas em comparação com o ano passado, na última grande celebração do calendário varejista do primeiro semestre.

A movimentação nas lojas deve intensificar-se na véspera da data, já que 95% dos consumidores entrevistados admitiram deixar a pesquisa de preços e a compra de presentes para a última hora. A preferência dos consumidores é clara: 8 em cada 10 planejam comprar em lojas físicas de rua ou em shoppings, enquanto 9% farão suas compras pela internet e 7,8% usarão outros canais de venda.

De acordo com a pesquisa do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, perfumes e cosméticos lideram a lista de presentes mais procurados, com 33,5% da preferência dos clientes. Seguem-se roupas e acessórios (10,6%), cestas de café da manhã (8,7%) e chocolates (8,4%). Outros itens populares incluem calçados e bolsas (6,8%), smartphones (4,9%) e eletrônicos (2,7%).

Compras Menores, Gastos Maiores

A maioria dos consumidores (84%) planeja comprar apenas um presente para seus parceiros. No entanto, os gastos estão maiores este ano. Cerca de 32% dos entrevistados afirmaram que vão gastar mais do que no Dia dos Namorados de 2023. Mais da metade (50,2%) pretende gastar acima de R$ 200, enquanto 24,1% planejam gastar entre R$ 151 e R$ 200. Outros 25,7% vão fazer compras de até R$ 150.

Embora o cartão de crédito continue sendo a forma de pagamento mais utilizada (40%), o Pix está ganhando destaque rapidamente. A ferramenta já é a segunda mais usada (24%), com um crescimento superior a 50% em comparação com o ano passado. Além disso, 21,1% dos clientes farão suas compras com dinheiro físico e 10% com cartão de débito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).