Justiça de Mato Grosso promove mutirão para negociação de dívidas de energia

Iniciativa evita judicialização e facilita acordos diretos entre empresa e consumidores

Fonte: CenárioMT

Dupla é condenada a 29 anos por homicídio de advogado em Mato Grosso
Dupla é condenada a 29 anos por homicídio de advogado em Mato Grosso - Foto: CenárioMT

A Justiça de Mato Grosso realiza, até sexta-feira (23), um mutirão online de conciliação voltado à negociação de débitos com a Energisa. A ação é voltada para dívidas ainda não ajuizadas e busca evitar a judicialização de cobranças, promovendo soluções administrativas e menos onerosas para ambas as partes.

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec), e a empresa responsável pela distribuição de energia.

O mutirão ocorre de forma totalmente virtual por meio do Cejusc Estadual Virtual, que disponibilizou conciliadores e estrutura para viabilizar os atendimentos remotos. Segundo o Judiciário, o foco está na resolução consensual dos conflitos, ampliando o acesso da população a alternativas que não envolvam processos judiciais.

A coordenação do Cejusc destaca que a iniciativa tem demonstrado alta taxa de resolutividade em edições anteriores e reforça o papel do Judiciário em atuar de forma preventiva. A expectativa é de que o número de acordos aumente significativamente, o que contribui para reduzir o volume de processos nas varas cíveis e proporciona uma experiência mais ágil aos consumidores.

A concessionária também avalia positivamente a parceria e afirma que ações como essa fortalecem o relacionamento com os clientes, além de agilizar a regularização das pendências financeiras de forma transparente e acessível.