Atendendo à solicitação da OAB-MT, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso anunciou a implementação de ajustes no Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para dificultar a atuação de golpistas que se passam por advogados.
O comunicado foi feito em reunião entre a equipe técnica do TJMT e a presidente da seccional, Gisela Cardoso. A medida busca conter o chamado Golpe do Falso Advogado, que tem afetado profissionais da advocacia, jurisdicionados e o próprio Poder Judiciário em todo o país.
“Trabalhamos em parceria com a Polícia Civil e precisamos do apoio do TJ quanto aos acessos indevidos ao PJe. As mudanças iniciais são importantes, mas outras ações serão discutidas em nova reunião com a presença da Polícia Civil”, afirmou Gisela.
Entre as modificações, o setor de Tecnologia da Informação do TJMT informou que será implantado um controle de limite de acesso para advogados a processos dos quais não fazem parte, com configurações ajustáveis. Além disso, haverá monitoramento por logs para registrar acessos e downloads de documentos.
Uma nova reunião já está agendada entre Gisela Cardoso e o delegado Vinícius Nazário, da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, para aprofundar as estratégias de combate a esse tipo de crime.