Grêmios estudantis fortalecem protagonismo em encontros regionais de Mato Grosso

A última etapa dos encontros regionais dos grêmios estudantis será realizada em cinco polos e prepara o caminho para o evento estadual em agosto.

Fonte: CenárioMT

Grêmios estudantis fortalecem protagonismo em encontros regionais de Mato Grosso
Grêmios estudantis fortalecem protagonismo em encontros regionais de Mato Grosso - Foto: SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, entre os dias 17 de junho e 1º de julho, a etapa final dos encontros regionais de grêmios estudantis. A iniciativa, organizada em parceria com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), acontecerá nos polos de Confresa, Alta Floresta, Matupá, Sinop e na Diretoria Metropolitana de Educação.

Com foco no fortalecimento da liderança jovem e na participação democrática, os encontros oferecem dinâmicas formativas e reflexões sobre o papel dos estudantes como agentes de transformação social nas escolas.

[Continua depois da Publicidade]

Mais de 700 líderes estudantis já participaram dos eventos anteriores, realizados nos polos de Juína, Tangará da Serra, Diamantino, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Primavera do Leste e Barra do Garças.

Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, esses encontros preparam os dirigentes para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, previsto para agosto, em Cuiabá. “A Seduc vai reunir os dirigentes dos grêmios para uma grande formação, troca de experiências e articulação de propostas”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Alan destaca o investimento no protagonismo juvenil: “O grêmio estudantil é a ponte entre gestão e juventude. É ali que nascem as lideranças do presente e do futuro”.

Além de formar lideranças, os encontros reforçam a importância do envolvimento dos estudantes em avaliações institucionais, como o SAEB 2025, fortalecendo a ideia de que o desempenho da rede é resultado de um esforço coletivo.

Para Matheus Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios da Seduc, o grêmio é central na transformação escolar: “É onde nascem ideias, se constroem sonhos e se transforma a escola de dentro para fora”.

Ele complementa: “Protagonismo juvenil não é só uma palavra bonita. É atitude, é fazer acontecer, é mostrar que a juventude tem ideias, força e o poder de transformar o presente e o futuro da educação pública em Mato Grosso”.

O diretor regional do polo de Tangará da Serra, Saulo Scariot, aponta o papel estratégico dos grêmios: “Eles representam a liderança dos estudantes e ajudam na divulgação de políticas públicas e no engajamento dos colegas”.

Segundo ele, ferramentas como redes sociais e vídeos têm sido utilizadas pelos próprios estudantes para promover ações dentro das escolas, aproximando ainda mais a gestão educacional da comunidade escolar.

Cronograma dos próximos encontros:

  • 17/06 – Confresa
  • 24/06 – Alta Floresta
  • 25/06 – Matupá
  • 26/06 – Sinop
  • 01/07 – Grande Cuiabá
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .