Governo inaugura Sala Lilás para apoio a vítimas de violência em Pontes e Lacerda, Mato Grosso

Espaço oferece atendimento humanizado e estrutura exclusiva para mulheres e crianças vítimas de violência.

Fonte: Secom MT

Politec-MT

O Governo de Mato Grosso inaugurou um espaço exclusivo para atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência de gênero na Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em Pontes e Lacerda.

A Sala Lilás é um ambiente destinado à realização dos exames periciais de forma privada, com atendimento humanizado e acolhedor às vítimas de violência, separado dos agressores, com funcionamento durante 24 horas por dia.

[Continua depois da Publicidade]

Sala Lilás em Pontes e Lacerda

A Sala Lilás tem um ambiente climatizado e conta com decoração temática, equipamentos e materiais específicos para o atendimento pericial, brinquedoteca, televisão e videogame destinado para a recepção de mães que buscam os atendimentos acompanhadas de seus filhos. No local, são realizados exames de lesão corporal e constatação de violência sexual.

[Continua depois da Publicidade]

A instalação do espaço beneficia os municípios da Região Oeste de Mato Grosso, incluindo Pontes e Lacerda, Conquista D`Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Campos de Júlio, Rondolândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Jauru e Figueirópolis D´Oeste.

Atendimento humanizado em Pontes e Lacerda

O diretor geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, afirmou que a Politec planeja ampliar a instalação de unidades com o mesmo formato, com cinco salas em construção no interior do Estado. Ele destacou a importância do atendimento humanizado proporcionado pela Sala Lilás, evitando a revitimização das vítimas.

“A Politec de Pontes e Lacerda é uma instituição de destaque na implementação de inovações no interior do Estado. Pontes e Lacerda é um exemplo de que juntos podemos resolver muito mais casos, em parceria com os demais órgãos de segurança pública”, frisou o diretor.

Iniciativa da Politec em Pontes e Lacerda

O secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Augustinho, destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes, por meio do Programa Ser Família Mulher, para a instalação das Salas Lilás. Ele ressaltou a importância de iniciativas que proporcionem confiança e segurança às vítimas.

A juíza Djessica Kuntzer, da Comarca de Pontes e Lacerda, enfatizou que o projeto representa um marco no atendimento humanizado às vítimas. Segundo ela, é essencial tratar as vítimas como pessoas com histórias e traumas, oferecendo ambientes que respeitem suas necessidades.

Estrutura da Sala Lilás em Mato Grosso

O delegado regional João Paulo Berté apontou que o espaço é essencial para investigações de violência doméstica, que correspondem a 70% das demandas da delegacia. Ele destacou a importância do atendimento imediato para preservar vestígios e garantir a elucidação dos crimes.

A Sala Lilás foi reformada e equipada com recursos provenientes de parcerias público-privadas do Conselho Comunitário de Segurança, viabilizadas por Termos de Ajustamento de Conduta firmados pelo Poder Judiciário.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.