Governo de Mato Grosso reafirma compromisso com investimento mínimo de 15% da receita

Desde 2020, o estado mantém uma âncora fiscal que garante a aplicação de pelo menos 15% da receita arrecadada em áreas essenciais.

Fonte: CenárioMT

Victor Ostetti
Governo de Mato Grosso reafirma compromisso com investimento mínimo de 15% da receita - Foto: SEFAZ

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, reiterou nesta terça-feira (5) o compromisso do Governo de Mato Grosso com a destinação mínima de 15% da receita líquida arrecadada para investimentos públicos. A afirmação foi feita em entrevista à rádio Jovem Pan Cuiabá, destacando a importância das âncoras fiscais na gestão responsável dos recursos.

Desde 2020, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado estabelece essa regra fiscal, que tem sido cumprida anualmente. “Precisamos disso no país”, defendeu Gallo, ressaltando a relevância do modelo para o equilíbrio das contas públicas.

Graças à estabilidade fiscal alcançada nos últimos seis anos, o estado conseguiu superar esse percentual em alguns anos, chegando a investir até 20% da receita líquida. Isso posiciona Mato Grosso entre as unidades federativas que proporcionalmente mais aplicam recursos em áreas estratégicas.

Entre 2019 e 2024, foram destinados R$ 22,9 bilhões a obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas, segundo dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Além disso, a gestão conseguiu reduzir impostos em setores como energia elétrica, gás de cozinha, telecomunicações e combustíveis.

“Estamos duplicando a BR-163, construindo o Hospital Central que será administrado pelo Einstein, e mais quatro hospitais no interior. São pelo menos 30 novas escolas e milhares de quilômetros de pavimentação espalhados pelos quatro cantos do estado”, detalhou o secretário.

Entre os projetos de destaque, estão o novo Hospital Julio Müller e o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, que será o maior parque público da América Latina.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.