Governador destaca parcerias com povos indígenas de MT: “Referência nacional e internacional”

Mauro Mendes também citou o empenho de Mato Grosso em desenvolver ações que atendam as demandas da população indígena

Fonte: CenárioMT

Abertura do Seminário Regional de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, em Cuiabá. - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes participou nesta terça-feira (17.08) da abertura do Seminário Regional de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O Seminário é realizado pelo Governo Federal, e tem como objetivo promover o diálogo sobre o etnodesenvolvimento e sustentabilidade socioambiental entre os indígenas.

“Parabenizo o Governo Federal por promover esse encontro. Os povos indígenas estão se tornando referência nacional e internacional. Além de ajudar para aqueles que queiram iniciar o processo de construção de sua autonomia e independência, sua subsistência e dignidade alimentar”, afirmou o governador.

Na oportunidade, Mauro Mendes também citou o empenho de Mato Grosso em desenvolver ações que atendam as demandas da população indígena. Entre elas a doação de cestas básicas nas aldeias, por meio do Programa Ver Ser Mais Solidário, coordenado pela primeira-dama, Virginia Mendes e conduzido pela Secretaria de Assistência Social, (Setasc), além de avaliar outras possibilidades que possam auxiliar na fonte de renda das famílias indígenas.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos estudando para algumas etnias uma forma de financiamento público para o empreendedorismo, a produção. Através da SEAF vamos criar um módulo especial para que haja sinergia entre a Agricultura Familiar tradicional, mas voltada às comunidades indígenas”.

O cacique da Aldeia Wazare, Rony Paresi considerou positiva a atuação do Governo para desenvolver políticas públicas que permitem a autonomia nas aldeias.

“No contexto atual que vivemos hoje, em que muitas etnias buscam a liberdade, autonomia e uma vida com dignidade dentro das aldeias, fez com que os governos federal e estadual tivessem um olhar diferente e respeitassem a nossa vontade de produzir, trabalhar na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na alternativa de geração de renda dentro das aldeias”, disse o cacique.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, destacou a independência da população indígena em Mato Grosso. “Temos um contingente indígena em Mato Grosso muito grande, as terras indígenas são propriedades da União e de uso exclusivo dos indígenas. Por tanto, ninguém melhor que eles para falar o que desejam desenvolver nessas áreas. Aqui em Mato Grosso, temos exemplos da agropecuária, agricultura voltada para o artesanal (coleta o buriti, castanha do Pará, babaçu e copaíba), além do turismo em terras indígenas (danças, festivais de pesca) e outros. Importante destacar que os índios Parecis plantam em uma área de aproximadamente 18 mil hectares, isso representa 1,8% da área com a geração de 20 milhões em benefício coletivo para todos os indígenas”, concluiu.

Também acompanharam o evento o deputado federal Nelson Barbudo, deputado estadual Gilberto Cattani, a secretária especial da presidência da República,  Gabriele Olivi, o presidente da Funai Marcelo Xavier, a presidente da Copihanama, Eliane Zoizocairoce, o diretor secretário da Copihanama, Kevelen Zokezomaiake e o superintendente de assuntos indígenas de Mato Grosso, Agnaldo Santos.

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .