Gestores e professores recebem dados de avaliação da educação de Lucas do Rio Verde

Rede municipal é formada por 13 unidades escolares e todas passaram pela avaliação feita no mês de julho

Fonte: CenárioMT

avaliacao educacao 1

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde apresentou ontem (19) dados da avaliação da educação do município. A apresentação dos números foi feita a gestores e professores do 2º, 5º e 9º anos.

Os números são uma prévia para a avaliação do Avalia MT que acontecerá em novembro próximo. O Avalia MT é um programa criado pelo Governo do Estado e busca fazer um diagnóstico da educação básica de Mato Grosso e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

avaliacao educacao 6
Gestores e professores receberam envelopes com as metas (Foto: CenárioMT)

“Temos todas as nossas 13 escolas muito focadas nos resultados, eu acredito que as famílias já estão percebendo isso, esse foco, em relação à presença, de o aluno não faltar à escola, dele vir fazer as provas, do aluno tirar dúvidas com os professores, que é uma maneira desse aluno conseguir os melhores resultados e fazer da melhor forma possível às provas”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

A meta da Secretaria é fazer com que as escolas de Lucas do Rio Verde façam parte do grupo de 100 escolas com as melhores avaliações de Mato Grosso em seus segmentos.

[Continua depois da Publicidade]

Motivação

Conforme a secretária de Educação, os números das avaliações feitas pelo município são bons. Por este motivo, a programação organizada pela Secretaria buscou motivar ainda mais os profissionais a manterem o foco e alcançarem as metas, recebidas conforme a avaliação feita em julho.

“Além de motivar, agradecer o trabalho que vem sendo feito e também dar aquela motivação a mais, pois estamos na reta final, no salto a distância, momento de alcançarmos as metas merecidas pelo esforço empreendido pelos nossos professores dentro das escolas e também o empenho das famílias”, observou Elaine.

Segundo a secretária, o envolvimento das famílias foi altamente positivo. Dentro da primeira avaliação, foi observado que 95% dos alunos participaram das avaliações. Na mais recente, constatou-se que 99% dos alunos participaram das provas. “Teve escola que todos os alunos estavam em sala de aula fazendo a prova. E isso é muito bom, é resultado de empenho e de engajamento com escolas e famílias”, ressaltou.

Para reconhecer o empenho e desempenho dos professores, o Executivo elaborou uma lei que gratifica os profissionais das escolas que conseguirem os melhores níveis de avaliação pelo Avalia MT. “Para 2024, esses professores também poderão ser gratificados, tendo esse agrado financeiro também quando a escola pelo seu todo conseguir elevar as metas de aprendizagem”, assinalou.

Professor da Escola São Cristóvão, Marcelo Hoffmann observou que o processo de preparação para a avaliação está na reta final, gerando muita expectativa. “A gente aqui vai receber os nossos dados da nossa escola e das demais e querendo ou não a gente vê as ações que em algumas escolas já estão funcionando pra aplicar nas outras e fazer essa troca de ideias”.

Projeção

O prefeito Miguel Vaz participou da apresentação dos dados da educação luverdense. Ele classificou o momento como importante por mostrar como está o desempenho das unidades escolares se preparando para o Avalia MT.

“Hoje foram entregues os resultados e, logicamente, a expectativa para a prova oficial que acontecerá em novembro. Temos 25 dias letivos até o dia da prova e temos uma expectativa muito grande. Os resultados foram muito bons, estão de parabéns todas as escolas e professores”, exaltou o gestor.

Vaz avaliou que, por meio dos números apresentados, é possível sempre avançar, citando o bom histórico que Lucas do Rio Verde tem neste segmento.

“Foi uma noite cheia de desafios, com muita alegria e também celebração com a conquista dessa prévia do Avalia MT”, completou o prefeito luverdense, que ao lado da primeira dama Janice Ribeiro e da secretária Elaine Lovatel, entregou os envelopes com as metas para 2024 aos gestores e professores municipais.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.