25.2 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 outubro, 2020
Início MATO GROSSO Fumaça causada por queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio...

Fumaça causada por queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio neste sábado

Por Cristina Boeckel *, G1 Rio

fumaça causada pelas queimadas na região do Pantanal deve chegar ao Rio de Janeiro neste sábado (19), de acordo com o Climatempo.

O fenômeno virá acompanhado de uma frente fria, que deve ser mais forte que as anteriores registradas na capital fluminense.


-Continua depois da publicidade ©-

A frente fria que chegará ao Rio de Janeiro é continental — não apenas passa pelo mar, como também chega pelo continente, transportando a fumaça da Região Centro-Oeste.

O fenômeno não é inédito. No começo do mês já havia uma baixa concentração de fumaça vinda da região no Rio de Janeiro, misturada entre nuvens e poluentes emitidos na capital fluminense.

Os meteorologistas alertam que o fenômeno não deve ser tão grave como o que aconteceu na Califórnia, quando a fumaça de incêndios florestais fora de controle fez com o que o céu de cidades como São Francisco ficasse encoberto e com tonalidade laranja.

Porém, a fumaça pode se misturar com muitas nuvens, dificultando a visibilidade.

O mesmo fenômeno continua no domingo (20). Pode ser que a água da chuva fique mais escura do que o habitual, resultado dos poluentes presentes na atmosfera, não apenas vindo das queimadas no Centro-Oeste, mas também da poluição produzida na região.

Setembro com mais incêndios

O Pantanal passa pelo setembro com mais focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 5.603 focos de calor detectados. Foram 5.498 registrados no mês inteiro de setembro em 2007 – o recorde para o mês até este ano.

O fogo já destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, refúgio das onças pintas-pintadas. Com relação à área perdida para os incêndios, o instituto apresenta os dados mensalmente: a última estimativa, contabilizada até 31 de agosto, apontava uma perda de 12% do bioma neste ano – foram 18,6 km².

Previsão

O sábado (19) deve ser de sol e nuvens, com chuva à noite de forma isolada, de acordo com o Climatempo. Os termômetros devem registrar a máxima de 36°C. De domingo (20) até quarta-feira (23) deve continuar chovendo. O tempo volta a abrir na quinta (24).

O domingo chuvoso terá uma queda brusca de temperatura, com máxima de 24°C. Na segunda (21) e terça (22), a máxima não passa de 22°C.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Acusado de matar professora em Nova Mutum, empresário vai a júri popular

Está marcado para o dia 04 de dezembro de 2020 o júri popular que irá condenar ou não, um empresário de 31 anos, principal...

Athletico-PR x Flamengo: duelo de estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira

O duelo de rubro-negros agita a noite desta quarta-feira (28). Athletico-PR e Flamengo estreiam na Copa do Brasil às 21h30 (horário de Brasília), na Arena...

Fique atento com interdição parcial de pista na BR-163/364 nesta quarta-feira

A Concessionária Rota do Oeste informou nesta quarta-feira (28), que, entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista...

Cuiabá vence o Botafogo pela Copa do Brasil

O Cuiabá foi até o Nilton Santos, na noite desta terça-feira (27), e levou a melhor diante do Botafogo, pelo jogo de ida das...