Escolas públicas de Mato Grosso poderão ter enfermeiros em equipe

Fonte: CENÁRIOMT

1 22

O Projeto de Lei n° 1013/20, que obriga o Estado a manter no mínimo um profissional de enfermagem em cada uma das unidades da rede pública estadual de educação de Mato Grosso, foi apresentado na Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do 4° secretario da Mesa Diretora do parlamento mato-grossense, deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas).

A proposição visa manter um profissional de enfermagem em cada uma das escolas da rede pública estadual, com vistas a prestar eficiência e agilidade no atendimento de primeiros socorros, bem como nas demais atividades que se fizerem necessárias.

“Isso é extremamente importante, porque se verifica que principalmente nos bairros periféricos do Estado de Mato Grosso nós temos falta de equipamentos na área de saúde e quem frequenta essas escolas situadas nos bairros mais afastados dos grandes centros, das cidades são em grande maioria pessoas carentes. Pode acontecer algum problema durante a aula e, tendo esses profissionais, nós facilitaríamos o atendimento e poderíamos salvar vidas”, disse Paulo Araújo.

O projeto prevê ainda que os profissionais de enfermagem atuarão com o objetivo de prestar os atendimentos de primeiros socorros, orientar no atendimento relativo à saúde e realizar outras atividades que se fizerem necessárias em sua área de competência.

[Continua depois da Publicidade]

“As estatísticas mostram que os traumas físicos constituem uma das maiores causas de mortalidade infantil na faixa etária de 0 a 10 anos. É necessário então, que se crie um sistema de proteção às crianças nessa faixa etária, incluindo um pronto atendimento nas escolas e creches para qualquer tipo de trauma, de baixa complexidade, ocorrido no ambiente escolar”, concluiu Paulo Araújo.