33.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 novembro, 2020
Início MATO GROSSO Em Mato Grosso, 77 indígenas morreram de Covid-19 e 854 contraíram o...

Em Mato Grosso, 77 indígenas morreram de Covid-19 e 854 contraíram o vírus

Por Ianara Garcia, TV Centro América

Dados da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib) apontam que 77 indígenas morreram em Mato Grosso vítimas da Covid-19. Destes, 47 são da etnia Xavante. Ao todo, 854 indígenas de 12 povos foram contaminados com o vírus no estado.

Mato Grosso é o terceiro estado com mais mortes de índios. O primeiro da lista é o Amazonas, com 183 índios mortos, seguido do Pará, com 84. O quarto é Roraima. No estado, 57 indígenas morreram em consequência da doença.

No início de julho eram 435 mortos e 11.640 infectados. Agora, já são 581 vítimas e 18.854. O total de etnias atingidas passou de 128 para 143.

Um dos mortos pela doençã foi o ancião do povo Kamayurá, Juca Kamayurá, que vivia na região do Alto Xingu. Ele morreu no sábado (25), depois de uma semana internado. Juca foi também um lutador de huka-huka – luta tradicional dos povos indígenas do Xingu – e era respeitado na região por ter vencido várias batalhas.

Nesta semana uma força-tarefa federal foi montada. Equipes de saúde da Aeronáutica e da Fundação Nacional do Índio (Funai) vão trabalhar nas aldeias São Marcos e Namunkurá. São 22 mil indígenas na região.Militares do Exército ainda levaram luvas, testes rápidos, soro, medicamentos e equipamentos de proteção.

O Ministério da Saúde afirmou que tem números diferentes dos apresentados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. O órgão registrou 14.216 casos e 263 mortes de índios por Covid-19 no Brasil e que até o momento já aplicou R$ 70 milhões no enfrentamento da doença entre os povos indígenas.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Plantonista da UTI fala sobre atendimento a vítimas de acidente que matou mais de 40 pessoas em rodovia: ‘Orem por nós’

Um dos médicos da Santa Casa de Taquarituba disse que as equipes precisaram transferir para outros hospitais algumas das vítimas do grave acidente em...

Lionel Messi se despede de Diego Maradona: “É eterno”

Lionel Messi publicou uma homenagem a Diego Maradona, que morreu nesta quarta-feira (25) após uma parada cardiorrespiratória, aos 60 anos de idade. O jogador argentino fez uma...

Dupla envolvida com tráfico de drogas, furto e receptação é presa pela Polícia Civil em Água Boa

Dois jovens envolvidos em crimes de tráfico de drogas, furto e receptação em Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) foram presos em...

Indígena que matou esposa menor de idade é autuado em flagrante em Mato Grosso

Um indígena responsável pela morte de sua companheira, também indígena e menor de idade, foi autuado em flagrante pela Polícia Civil na tarde de quarta-feira...
Publicidade
x