Em Barra do Garças, percentual de crianças que não estavam alfabetizados na idade correta despenca de 54% para 21%

Fonte: CENÁRIOMT

Em Barra do Garças, percentual de crianças que não estavam alfabetizados na idade correta despenca de 54% para 21%
Em Barra do Garças, percentual de crianças que não estavam alfabetizados na idade correta despenca de 54% para 21% Foto: Reprodução

Desde o ano de 2021, a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças tem investido em ações significativas para mudar o cenário educacional do município, em exemplo, a adesão ao programa Alfabetiza MT, do Governo do Estado de Mato Grosso, que visa garantir a alfabetização na idade certa.

O programa tem como objetivo fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios visando a alfabetização dos estudantes até o 02° ano do ensino fundamental, [08 anos de idade], e para que seja possível, é oferecido suporte aos gestores, professores e estudantes para alcançar a escrita e fluência dos alunos.

Neste ano, de acordo com os dados da Avaliação de Fluência do Alfabetiza-MT, 21% dos estudantes da rede municipal [2° ano] são pré-leitores, ou seja, não conseguem ainda ler e escrever corretamente, menos da metade em comparação ao ano de 2021, que constava com 54% dos estudantes como pré-leitores. Já os leitores iniciantes e leitores fluentes, somam 79% nos últimos resultados, comprovando a efetividade das estratégias e formações.

Com a inserção do programa, em dois anos houve uma queda de 33% nos dados de pré leitores.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora municipal do programa Alfabetiza MT, Ana Karolyna Sena, ressalta que o programa busca oferecer aprendizagem com equidade. “São mais de 700 alunos do 02° ano no município, é um desafio oferecer aprendizagem com equidade para todos, mas vimos que é possível quando há interesse, engajamento e participação dos gestores, quando todos entendem que esse é o caminho”, disse.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).