Policiais penais da Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, em Mato Grosso, conseguiram abater 25 drones que tentaram lançar materiais ilícitos dentro da unidade em Rondonópolis. As ocorrências foram registradas entre 1º de janeiro e 15 de junho deste ano.
Na mais recente tentativa, ocorrida na noite de domingo (15), dois drones foram identificados sobrevoando a área da carceragem. O primeiro foi detectado por volta das 19h, entre os Raios 2 e 4. A equipe anti-drone agiu rapidamente, conseguiu derrubar o equipamento e apreender o pacote que seria arremessado aos detentos.
Horas depois, próximo à meia-noite, outro drone foi avistado pela equipe de vigilância. Na ação, os policiais apreenderam dois drones e quatro celulares smartphones, que seriam entregues de forma ilegal.
De acordo com dados da unidade, entre 2021 e 2025, já foram apreendidos mais de 700 celulares que chegaram à penitenciária por meio dessa prática criminosa.
O resultado expressivo nas apreensões é fruto de uma série de medidas de segurança adotadas pela administração da penitenciária, fortalecidas pelo Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas. “As apreensões mostram que as equipes estão vigilantes e preparadas para responder rapidamente às ações criminosas. Seguiremos intensificando as operações de inteligência e reforçando os protocolos de segurança”, destacou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.