O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou a capacitação de 23 professores da Rede Estadual no 1º Curso de Formação de Instrutores de Trânsito. Desde 6 de junho, os educadores estão sendo preparados para atuar na formação teórico-técnica de futuros condutores dentro do ensino médio.
O curso, com carga horária de 180 horas, ocorre aos fins de semana, de forma presencial. O objetivo é que os professores possam oferecer a formação como atividade extracurricular, em conformidade com a Resolução nº 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A equipe docente reúne profissionais do Detran, Seduc, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e psicólogo credenciado. Os conteúdos abordam desde fundamentos da educação, didática e Língua Portuguesa, até legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, noções de mecânica e prática de direção veicular.
Além das aulas teóricas, os participantes realizarão prática de ensino supervisionado nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Para a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, a formação é essencial para qualificar os futuros condutores e, consequentemente, reduzir mortes e lesões no trânsito. “A reversão do quadro de violência no trânsito passa pela melhoria do processo de formação de condutores”, declarou.
Já a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, destaca que os professores já possuem habilidades didáticas e, agora, poderão facilitar o aprendizado teórico dos estudantes que pretendem obter a primeira habilitação. “Isso vai agilizar o processo para quem atingir a idade mínima para iniciar a parte prática, que é de 18 anos”, disse.
Mary Diana Rodrigues, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Seduc, vê a ação como uma valorização da carreira docente e um reforço ao programa EducAção 10 anos. Para ela, a capacitação fortalece o protagonismo dos educadores e amplia o repertório de atuação no ensino médio, promovendo uma educação mais conectada com a realidade dos alunos.
A formação contribui ainda para avanços na segurança viária em Mato Grosso, integrando conhecimento técnico à prática pedagógica nas escolas públicas do estado.