Decreto para tentar conter avanço da Covid-19 será prorrogado em MT

Publicação acontecerá ainda nesta terça-feira (16) no Diário Oficial

Fonte: Da Redação

DECRETO

O governador Mauro Mendes deverá anunciar ainda hoje a prorrogação do Decreto N° 836/2021 editado no início do mês para tentar conter o avanço da Covid-19 em Mato Grosso. O documento instituiu várias medidas restritivas para combater o coronavírus.

Ontem, na capital do Estado, representantes do governo se reuniram na capital do Estado avaliando a situação da pandemia e os reflexos que as medidas impostas a partir do dia 1º de fevereiro trouxeram em números. Durante o encontro, chegou-se a sugerir adoção de medidas ainda mais restritivas. Contudo, a tendência é que o decreto que vigorou até esta segunda-feira (15) seja mantido.

Em entrevista à imprensa, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), líder do governo Mauro Mendes na Assembleia Legislativa, apontou que houve tentativas de flexibilizar algumas medidas, porém, as medidas tomadas ao longo dos últimos 15 dias serão mantidas. O novo decreto também tem vigência de 15 dias, vigorando de hoje (16) até o dia 31 de março próximo.

“Foi optado pelo governo que seja o mesmo decreto, apenas replicado por mais 15 dias. Ainda estamos trabalhando aqui, até o final do decreto, pra que pudesse melhorar no aspecto de mercado”, reforçou o parlamentar.

[Continua depois da Publicidade]

Dal Bosco informou que o Estado mandou fazer um levantamento em Cuiabá, Várzea Grande e em outras cidades, que apontou ter diminuído as filas (de pessoas a espera de atendimento médico hospitalar). “Mesmo assim nós estamos preocupados. Pedimos pra ‘alongar’ um pouco mais o prazo de atendimento, principalmente de supermercado, mas tem algumas resistências, alguns poderes, e temos que replicar pra não ter um lockdown. Então não vai ter lockdown no Estado de Mato Grosso até este momento”, ressaltou.

Medidas adotadas no início do mês

  • De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
  • Aos sábados e domingos permissão de funcionamento do comércio das 05h até as 12h
  • Os restaurantes podem atuar aos sábados e domingos até as 14h
  • Os supermercados funcionam aos sábados até as 19h
  • Nos horários permitidos, as atividades econômicas devem respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara facial, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local
  • Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
  • Foi autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45
  • Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h
  • O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente
  • Toque de recolher entre 21h até às 5h, com restrição de circulação
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.