26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGoverno institui programa de investimentos na infraestrutura dos aeródromos de MT

Governo institui programa de investimentos na infraestrutura dos aeródromos de MT

O Governo do Estado vai disponibilizar recursos financeiros aos municípios interessados em realizar a melhoria dos aeródromos
Por CenárioMT

O governador Mauro Mendes assinou o decreto n° 1.071, que institui o Programa Estadual de Investimento para melhoria dos Aeródromos Públicos – Mais MT Aeródromos Públicos, a fim de reestruturar a infraestrutura aeroportuária em Mato Grosso. O decreto está publicado no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (20.08).

O programa prevê que o Governo do Estado disponibilize recursos financeiros aos municípios interessados em realizar a melhoria dos aeródromos – áreas destinadas a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves – que sigam todos os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil e já estejam regularizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e deverão ser destinados à elaboração de projetos de engenharia, execução de obras de pavimentação, recuperação de pavimento asfáltico, cercamento ou instalação de sistemas elétricos, tais como balizamento luminoso e auxílios visuais.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, Mato Grosso é um estado com extensão territorial de mais de  900 mil quilômetros quadrados e que precisa investir em infraestrutura aeroportuária para assegurar a melhoria da logística. O investimento na aviação pretende promover o desenvolvimento de todas as regiões do Estado, o fomento ao turismo e a geração de emprego e renda, por exemplo.

“Investir em aeródromos é pensar em logística de forma estratégica. Ao mesmo tempo em que você beneficia a população em seu ir e vir, os municípios passam a ser atendidos por transporte de UTIs aéreas e aeronaves da polícia, sem falar no desenvolvimento do turismo. O avião atrai pessoas e diminui distâncias, principalmente num estado com uma enorme extensão territorial, como é Mato Grosso”, disse.

O programa terá duração de 18 meses e a seleção dos municípios participantes será realizada pela Sinfra, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo governador Mauro Mendes. Podem participar apenas os munícipios cujos aeródromos estejam cadastrados, sejam públicos e com documentação de propriedade da área registrada em nome da prefeitura.

Esses municípios deverão formalizar a solicitação de parceria junto à Sinfra para repasse de recursos financeiros, que ocorrerá mediante celebração de convênio. Essa solicitação prevê o protocolo de uma série de documentos que deverão ser apresentados e aprovados pela Sinfra,

Entre eles estão o plano de trabalho, documentação de regularidade junto à Anac, projeto básico e/ou executivo, planta e mapa do aeródromo público a ser beneficiado e as respectivas metragens, relatório fotográfico colorido e georreferenciado com a descrição dos aeródromos, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro, entre outros. Confira aqui todos os documentos necessários.

Após a celebração do convênio, caberá à Sinfra a disponibilização dos recursos públicos para execução das obras e serviços, bem como a fiscalização da aplicação dos mesmos. Já os Municípios ficam responsáveis pela execução de todas as etapas dos serviços.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021