Vice- prefeita discute a valorização da carreira militar na Câmara de Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Vice- prefeita discute a valorização da carreira militar na Câmara de Cuiabá

A vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, debateu a valorização da carreira de policiais militares e bombeiros em audiência pública realizada na Câmara de Cuiabá, na segunda-feira (30).

Na oportunidade, a coronel Vânia Rosa destacou sua trajetória na corporação e reforçou a relevância do debate. “Falar sobre essa pauta, para mim, é muito natural, porque é algo que vivi por quase 26 anos. Reforçar essa temática sobre os enfrentamentos e desafios no trabalho dos policiais militares e bombeiros é, além de socialmente relevante, algo muito genuíno”, afirmou a coronel Vânia.

Durante a audiência, o vereador tenente-coronel Dias, autor da iniciativa, ressaltou a importância do espaço democrático da Câmara como palco para discutir as dificuldades enfrentadas por esses profissionais que, diariamente, atuam no combate ao crime.

[Continua depois da Publicidade]

“A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão unidos aqui na Câmara dos Vereadores da Capital como um espaço de discussão dos problemas que uma cidade vive. E o policial militar trabalha onde? Nas cidades. Por isso estou aqui, com todos os policiais militares da ativa e também com o Corpo de Bombeiros, para discutir a qualidade de vida desses profissionais e o que precisamos superar para que eles tenham saúde mental e sejam valorizados”, destacou.

Ele ainda chamou a atenção para um dos principais entraves no exercício da profissão, que é a responsabilização indevida dos policiais durante ações de enfrentamento ao crime. “Cada vez que prendemos um criminoso, somos alvos de uma série de ações. Isso é muito injusto. Precisamos falar com a comunidade sobre os problemas que enfrentamos”, completou.

Já o deputado federal coronel Assis elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, destacando que os vereadores são os representantes mais próximos da população e, portanto, têm papel fundamental na defesa dos interesses dos servidores da segurança pública.

[Continua depois da Publicidade]

“Temos quase dois mil policiais e bombeiros militares na Baixada Cuiabana, muitos deles são munícipes de Cuiabá. A Câmara sai na frente ao trazer para o debate temas como a valorização profissional, planos de carreira, progressão salarial e condições de trabalho. A profissão policial, segundo estudos da ONU, é a mais estressante do mundo. Estou pronto para ombrear com os vereadores, policiais, bombeiros e seus familiares nessa luta”, declarou.

A audiência pública reforça o compromisso das instituições em buscar melhorias para aqueles que, diariamente, arriscam suas vidas pela segurança da sociedade cuiabana, dando voz às suas demandas e promovendo o diálogo entre o poder público e a comunidade.

As discussões, segundo o vereador tenente-coronel Dias, seguem firmes no propósito.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.