A situação dos pacientes que utilizam bolsas de ostomia foi o tema central de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na segunda-feira (30). O evento, que atendeu a um requerimento da vereadora Samantha Iris, contou com a presença do prefeito Abilio Brunini e de diversas autoridades e representantes de entidades.
Ao usar a tribuna do Legislativo, o prefeito Abilio Brunini enfatizou a necessidade de as associações manterem dados atualizados sobre a quantidade exata de pacientes dependentes das bolsas de ostomia.
Segundo ele, essa informação é crucial para que a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a vereadora Samantha Iris (que também é primeira-dama), possa planejar as articulações e diálogos necessários para assegurar a constância do atendimento.
Compromisso Municipal e Debate Integrado
Samantha Iris destacou que, embora o atendimento a pacientes ostomizados seja uma prioridade e atribuição maior dos governos federal e estadual, o município não pode se eximir do diálogo e de suas responsabilidades. “Apesar de ser uma atribuição, em sua maior parte, da União e dos Estados, os pacientes estão nos municípios. A ideia foi trazê-los a um debate para apresentar suas necessidades e ver como o município pode auxiliá-los”, afirmou a vereadora.
A audiência pública reuniu importantes figuras da saúde e assistência social, incluindo as secretárias municipais Lucia Helena Barboza Sampaio (Saúde) e Helida Vilela (Assistência Social). O promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), e o Superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Reinaldo Gaspar, também participaram. Representantes do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e do Hospital do Câncer somaram-se ao debate, buscando soluções conjuntas para as demandas desses pacientes.