Primeiro mês de 2023 apresenta leve recuo na Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá

A forte queda para o componente que monitora a perspectiva para o consumo das famílias pode ser explicada pelo fato de a próxima data comemorativa ser somente em abril, na Páscoa.

Fonte: CenarioMT

Primeiro mês de 2023 apresenta leve recuo na Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá

Primeiro mês de 2023 apresenta leve recuo na Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá

Em queda desde o mês de setembro do ano passado, a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com referência ao mês de janeiro de 2023, apresentou leve recuo, de -0,5%, sobre o mês anterior, computando 76,9 pontos.

No entanto, o índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), se mantém acima do registado em janeiro de 2022, quando o índice mostrava 73 pontos, um crescimento de 5% nessa comparação.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, afirma que o nível de consumo tende a ser menor no início do ano. “É comum que as pessoas diminuam o consumo neste período, em razão dos muitos impostos cobrados logo nos primeiros meses do ano. Ainda assim, o índice atual está maior do que o verificado em janeiro de 2022, o que é positivo”.

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É o que constata a análise do IPF-MT sobre a queda do índice geral no comparativo com o mês de dezembro de 2022, que pode ser reflexo do fim do período festivo e das perspectivas de planejamento financeiro da população para o início do ano.

Mesmo a maioria dos subíndices apresentando crescimento, como é o caso do Emprego Atual (3%), Perspectiva Profissional (0,04%), Renda Atual (6,5%) e Momento para Duráveis (5%), os que registraram retração mensal se sobressaíram, como foi com o Acesso ao Crédito (-6,1%), Nível de Consumo Atual (-12%) e Perspectiva de Consumo (-9,6%).

A forte queda para o componente que monitora a perspectiva para o consumo das famílias pode ser explicada pelo fato de a próxima data comemorativa ser somente em abril, na Páscoa.

No entanto, Wenceslau Júnior enaltece o aumento observado em subíndices ligados à renda e ao emprego. “Este crescimento nos mostra que a população tem conseguido, além de preservar seus empregos, ser inseridos, novamente no mercado de trabalho, o que pode fomentar futuramente a economia de Cuiabá e manter boas perspectivas de consumo ao longo do ano”.

Com Assessoria

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.