31.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 27 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPrefeito reforça pedido de novas doses para evitar suspensão da vacinação da...

Prefeito reforça pedido de novas doses para evitar suspensão da vacinação da primeira dose

Na última semana, o chefe do Executivo Municipal esteve em Brasília junto com as lideranças federais para garantir o imunizante
Por CenarioMT

Em Cuiabá, os estoques de vacina contra a Covid-19 devem durar até a próxima quarta-feira (16) para as aplicações de primeira dose aos públicos prioritários. As imunizações previstas de segunda dose não serão afetadas. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, tem buscado junto às lideranças do Governo Federal, o envio de mais imunizantes. Na última semana, o chefe do Executivo Municipal se reuniu com presidente Jair Bolsonaro e com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmaram que a capital de Mato Grosso vai receber os imunizantes solicitados.

Na última sexta-feira (11), juntamente com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, o prefeito de Cuiabá esteve em Brasília tratando da questão do envio de doses extras de vacinas contra a covid-19 para Cuiabá em contrapartida à realização da Copa América na cidade. Somente nesta semana, o prefeito e o parlamentar tiveram duas audiências com o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o que demonstra a atuação política incansável na busca de vacinas para acabar com a crise sanitária decorrente da covid-19, em Cuiabá. 

“Nossa gestão não tem medido esforços para garantir a vacinação de toda a população. Tenho ido a Brasília e buscado junto ao Governo Federal mais imunizante para nossa capital. Acredito que nossa solicitação será atendida e nossa população não será prejudicada”, assegurou o prefeito.

Com as tratativas do prefeito Emanuel Pinheiro e o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada de novas doses dos imunizantes Astrazeneca e Pfizer para continuar a imunização da primeira dose. Ao todo, constam nos estoques pouco mais de cinco mil unidades de vacina contra a Covid-19.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da Campanha Contra Covid-19, Valéria de Oliveira, disse que a possível suspensão não vai afetar a população que já tem agendada a data para tomar a segunda dose. “O que está acabando é a primeira dose, que estamos aguardando o repasse por parte do Governo Federal. A aplicação de segunda dose não será afetada por que temos o imunizante guardado”, enfatizou.

Quanto ao imunizante da Coronavac, a coordenadora afirmou que o município aguarda a chegada de novas doses para imunizar o público que aguarda a aplicação.

Cuiabá conta com seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa. A capacidade de vacinação diária no município é de cinco mil pessoas.

Grupo prioritário

Atualmente estão sendo vacinadas pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da educação, trabalhadores de saúde, pessoas a partir de 55 anos.

Nesta segunda-feira (14), um novo grupo foi incluído para cadastro, trata-se das mulheres grávidas e puérperas sem comorbidade.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Logística
(VÍDEO) Vaz participa de inauguração do terminal ferroviário da Rumo Logística em Goiás
julho 27, 2021
PLANEJAMENTO E CIDADE
Lucas do Rio Verde: Investimentos em obras e projetos são divulgados pela LDO
julho 27, 2021