Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro

Gestores de educação de todo o país têm até 23 de outubro para revisar e retificar os dados preliminares do Censo Escolar 2025.

Fonte: CenárioMT

Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Gestores de educação de estados, Distrito Federal e municípios podem conferir, confirmar ou corrigir online os relatórios escolares do Censo Escolar da Educação Básica 2025. Os dados preliminares foram declarados durante a primeira etapa de coleta e englobam informações de estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais em sala de aula.

Publicado no Diário Oficial da União na portaria nº 650/2025 do Ministério da Educação (MEC), o levantamento é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e inclui modalidades como:

  • Ensino regular (educação infantil, fundamental e médio);
  • Educação especial – escolas e classes especiais;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e de formação inicial e continuada).

Os resultados são organizados por unidade da federação e municípios em ordem alfabética.

Retificação de dados

O Sistema Educacenso foi reaberto de 23 de setembro a 22 de outubro, permitindo a conferência, correção, inclusão ou exclusão de informações. O sistema oferece recursos para identificar inconsistências e emitir o recibo de entrega dos dados.

Cronograma

Os dados finais da matrícula inicial 2025 serão consolidados em dezembro, seguindo o cronograma oficial do Censo Escolar. A segunda etapa, voltada à situação do aluno, coletará informações sobre rendimento e movimento escolar entre 2 de fevereiro e 13 de março de 2026. A divulgação final das estatísticas está prevista para 12 de maio de 2026. Após a publicação oficial, os dados tornam-se definitivos e não podem ser alterados.

Como é o Censo Escolar

O Censo Escolar é uma pesquisa anual obrigatória para todas as escolas públicas e privadas, realizada em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação. A primeira etapa coleta dados sobre estabelecimentos, gestores, turmas, alunos e profissionais, servindo de base para repasses federais e avaliações do Inep. A segunda etapa analisa rendimento e movimento dos alunos, oferecendo indicadores para monitorar o Plano Nacional da Educação (PNE).

O Censo Escolar também permite avaliar a situação da educação em níveis nacional, estadual, municipal e escolar, garantindo suporte para políticas públicas e planejamento educacional.

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.