Cuiabá recebe nova dose de vacina monovalente contra a Covid-19

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá recebe nova dose de vacina monovalente contra a Covid-19
Cuiabá recebe nova dose de vacina monovalente contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) anunciou a chegada de uma nova dose da vacina contra a Covid-19, a monovalente XBB, fornecida pelo Ministério da Saúde. Esta vacina, mais atualizada e eficaz contra as novas variantes do vírus, estará disponível a partir de segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

A nova vacina será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas ou que possuem o esquema vacinal incompleto. Além disso, a imunização se estende aos grupos prioritários, que incluem pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, idosos e trabalhadores da saúde, entre outros. Para os grupos prioritários, é necessário um intervalo de 6 meses após a última dose para receber o reforço.

Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destacou a eficácia da nova vacina monovalente XBB. “As unidades básicas de saúde estarão aplicando a vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, grupos prioritários e pessoas que nunca foram vacinadas,” afirmou Oliveira. O principal objetivo desta campanha de vacinação é reduzir os casos graves e óbitos causados pela Covid-19, alcançando coberturas vacinais elevadas e homogêneas em todos os grupos indicados.

A meta definida pelo Departamento de Programas Nacionais de Imunização (DPNI) é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público indicado. A idade recomendada para a vacinação é:

  • Primeira dose aos 6 meses
  • Segunda dose aos 7 meses
  • Terceira dose aos 9 meses

Para indivíduos que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, há a possibilidade de iniciar ou completar o esquema prioritário de vacinação. Este esquema consiste em duas doses da vacina recomendada, com um intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).