26.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 22 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Crime ambiental é constatado no Norte de Mato Grosso

Crime ambiental é constatado no Norte de Mato Grosso

O crime ambiental foi constatado em uma área no município de Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá) e a delegacia foi comunicada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Indea-MT que estão em atuação na região
Por CenárioMT

Em diligências pela região norte do Estado, nesta semana, policiais civis da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) comprovaram a existência de mais uma área com desmatamento ilegal, inclusive com derrubada de árvores protegidas pela legislação.

O crime ambiental foi constatado em uma área no município de Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá) e a delegacia foi comunicada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Indea-MT que estão em atuação na região.


-Continua depois da publicidade ©-

A equipe da Delegacia de Meio Ambiente foi até o local, junto com peritos da Politec para checar a denúncia recebida e coletar provas. Entre as árvores derrubadas na área, os policiais encontraram uma castanheira que media, aproximadamente, 30 metros.

Após a coleta de evidências materiais e a realização da perícia, a Dema vai instaurar inquérito policial para investigação do crime ambiental e dar sequência às diligências necessárias para esclarecimento do delito.

Polícia Civil apura desmatamento com derrubada de castanheira no Norte de MT

De acordo com a delegada titular da Dema, Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, há evidências de crimes ambientais, entre eles o crime, em tese, de desmate ilegal da área e também será apurado se houve eventual fraude na requisição junto à Sema dos pedidos de autorização de desmate e de queima. “Será apurado se houve subterfúgio no intuito de obter a licença no órgão ambiental, com omissão por parte do solicitante de que a área era de castanheira”, explicou a delegada.

A derrubada e corte da castanheira são proibidos, uma vez que a espécie é ameaçada de extinção. A castanheira é uma das árvores mais altas do bioma amazônico, chega a viver 500 anos e pode atingir até 50 metros, o que corresponde à altura de um prédio de 16 andares.

Produtor é multado em Mato Grosso por desmatamento ilegal

Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos

Governador de Mato Grosso: “Quem está cometendo crime ambiental não vai dormir sossegado”



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Geração nem-nem: número de jovens que não estudam e nem trabalham bate o recorde

O número de jovens que não estudam e nem trabalham (os chamados nem-nem) já era alto, mas a pandemia fez esse volume crescer de...

Polícia de São Paulo deflagra operação e faz buscas por golpistas em Mato Grosso

Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Camaleão e cumpre em Cuiabá 4 mandados de busca e apreensão...

Motociclista de Lucas do Rio Verde não resiste e morre após grave acidente

Jonas José Vargas Júnior, 21 anos, não resistiu e veio a óbito na noite dessa quarta-feira (21), após sofrer grave acidente de trânsito, no...