30.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOCrianças e adolescentes de famílias carentes apresentam concerto virtual em MT

Crianças e adolescentes de famílias carentes apresentam concerto virtual em MT

Por G1 MT

Jovens e adolescentes de famílias carentes de Cuiabá e Várzea Grande realizam apresentações musicais de maneira remota, neste sábado (24), às 16h, e no domingo (25), às 15h.

O concerto será aberto ao público em geral e pode ser acompanhado pelas redes sociais da Associação Centro América de Karatê Shotokan, Instagram (@projetomusikan) e Facebook (https://www.facebook.com/projetomusikan/).

O Musikan foi contemplado pela Lei Rouanet, de incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do governo federal.

Quatro alunos do projeto farão uma apresentação, de cerca de 1h, que envolverá instrumentos como o violino e o violoncelo. O quarteto é composto pelos karatecas Emanuelly Pereira de Sousa Lima, 16 anos, Yasmim Gabriela Moura dos Anjos, 15 anos, Renan Eloy da Silva Oliveira dos Santos, 22 anos, e Brayan Saavedra dos Santos, de 24 anos. Durante o concerto virtual, eles serão auxiliados por outros alunos participantes das oficinas do Musikan.

O repertório contará com músicas populares com arranjos de música clássica. Estão no setlist as canções Asa Branca, Tema de Ode a alegria, Cativar, Peças de estudo do método Suzuki, Música Aleluia, Perfect, além do rasqueado cuiabano “A lua”.

Paralelo à execução da orquestra, haverá performance da artista plástica Zilda Barradas. A ideia é mostrar que a música tem influência na criação das obras de artes, que os ritmos influenciam na escolha das cores, formas e pinceladas.

Para chegar até esse momento, houve muita disciplina e determinação dos 30 alunos que participaram das oficinas. No projeto, além de aprenderem a tocar instrumentos de corda orquestral, eles tiveram acesso a teoria musical e história da música. As aulas foram ministradas pelo maestro Jorge Moura, que também será o regente do concerto deste final de semana.

O Musikan acontece desde 2017 e tem transformado a realidade social de muitos jovens das periferias de Cuiabá e Várzea Grande, que praticam o Karatê Dô Tradicional na Associação Centro América de Karatê Shotokan, que é uma instituição sem fins lucrativos, que atende cerca de 800 alunos nas duas principais cidades de Mato Grosso.

O projeto surgiu de uma amizade entre o músico Jorge Moura e a sensei Vilda Lúcio, que já era violinista e decidiu retomar seus estudos. Juntamente com o sensei Humberto de Souza, presidente da instituição, iniciou-se então uma parceria para angariar recursos e oferecer as aulas para mais alunos junto com as aulas de karatê de forma gratuita.

Alguns alunos demonstraram interesse em aprender a tocar, e a iniciativa, que começou com 10 karatecas, foi crescendo ano a ano. Atualmente, o Musikan conta com 40 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens.

Em 2021 ele acontece em contexto diferente, sendo realizado pela primeira vez de maneira remota, em razão da pandemia do coronavírus. Mas nos anos anteriores os resultados das oficinas se traduziram em concertos aos familiares, instituições parceiras e comunidade local.

O projeto, além de revelar novos talentos, ajuda os jovens a expandir seus horizontes, com possibilidades de profissão e geração de renda. A música também colabora na integração familiar dos envolvidos, que também passam a enxergar o mundo de maneira mais crítica e consciente.

Outro importante benefício é o respeito à cultura local, a partir do contato com a música regional que faz parte do repertório do Musikan.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Prefeitura garante suporte a servidores da GM envolvidos em acidente e a proprietários de veículos atingidos
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Ex-prefeito usa redes sociais para comemorar avanço na vinda de ferrovia para Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021
DESAPARECIDA
Polícia faz buscas por moradora de Lucas do Rio Verde; adolescente está desaparecida desde o último sábado
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021