Mato Grosso realizará novas consultas públicas nos dias 26 e 27 de junho para avaliar a conversão de 15 escolas estaduais ao modelo de gestão cívico-militar. A votação acontecerá das 07h às 19h nas unidades escolares participantes e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou o edital de chamamento no Diário Oficial do dia 5 de junho. O processo é secreto e exclusivo para pais, responsáveis legais e alunos com mais de 16 anos regularmente matriculados.
Durante a votação, os participantes devem escolher entre “Aprovo” ou “Não Aprovo”, conforme diretrizes do edital. O resultado será divulgado após o encerramento das votações, nas próprias escolas, nas DREs e nas redes sociais da Seduc.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, o modelo cívico-militar preserva o currículo tradicional, com professores da rede estadual, e conta com apoio de militares da reserva na organização e disciplina. A contratação desses profissionais já está em andamento nos 13 polos regionais.
Após o pleito, caso aprovado, a Seduc dará início à implantação do novo modelo nas unidades, seguindo as etapas previstas. Uma comissão de apoio foi criada para acompanhar a transição, oferecendo orientações e capacitação a diretores, coordenadores, professores, monitores e servidores.
Atualmente, o estado conta com 87 escolas cívico-militares e a meta é chegar a 100. A rede estadual possui 628 unidades no total.
Escolas participantes da consulta:
- Cuiabá – EE Professora Zélia Costa de Almeida
- Cuiabá – EE Gustavo Kulman
- Cuiabá – EE Professora Maria Hermínia
- Primavera do Leste – EE Alda Gawlinski Scopel
- Nova Mutum – EE José Aparecido Ribeiro
- Pedra Preta – EE Dez de Dezembro
- Alto Taquari – EE Carlos Irigaray Filho
- Rondonópolis – EE Major Otávio Pitaluga
- Rondonópolis – EE Marechal Dutra
- Rondonópolis – EE Professora Elizabeth Magalhães
- Sinop – EE Nossa Senhora de Lourdes
- Sinop – EE Olímpio João Pissibati Guerra
- Sinop – EE Nossa Senhora da Glória
- Lucas do Rio Verde – EE Angelo Nadin
- Peixoto de Azevedo – EE Kreen Akarope